Fogo com “três a quatro frentes complicadas” no Sabugal

Agência Lusa , PP
16 ago 2025, 15:37
"Nunca vimos nada assim, nem parecido": incêndio com frente de 12 quilómetros avança sobre as casas na Guarda
Adicione a CNN como fonte preferidaSiga-nos no Google News ?Saiba mais

Autarca diz faltarem meios para combater o incêndio, que tem “três ou quatro frentes complicadas” e está a consumir mato e alguns terrenos agrícolas

O concelho do Sabugal está a viver hoje uma “situação muito complicada” devido ao incêndio que lavra desde sexta-feira na área das freguesias que fazem limite com o município da Guarda.

“A situação está muito complicada, o fogo está neste momento na localidade de Abitureira e já atingiu o Baraçal e Vila do Touro. As chamas progridem em direção ao concelho da Guarda”, adiantou o presidente da Câmara do Sabugal, Vítor Proença, à agência Lusa.

O autarca disse faltarem meios para combater o incêndio, que tem “três ou quatro frentes complicadas” e está a consumir mato e alguns terrenos agrícolas, na zona oeste do concelho raiano do distrito da Guarda.

Segundo Vítor Proença, no terreno estão cerca de 200 operacionais das forças de segurança e socorro, apoiados por três meios aéreos e dezenas de veículos, mas isso não chega.

“Chegou há pouco um reforço de Setúbal, mas os operacionais continuam a ser poucos para a dimensão do incêndio, e também devia haver mais meios aéreos, que não vêm”, lamentou.

Segundo o presidente da Câmara do Sabugal, “a população está a ajudar no combate, em tudo”. “Há uma grande disponibilidade das pessoas, o que eu saúdo e agradeço”, acrescentou.

Segundo a página da internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 15:20 de hoje estavam a combater este incêndio 139 operacionais, apoiados por 39 veículos e três meios aéreos.

O fogo começou na sexta-feira em Aldeia de Santo António, a poucos quilómetros da sede do concelho, tendo o alerta sido dado às 15:41, de acordo com o ‘site’ da ANEPC.

As chamas chegaram a rondar localidades como Quintas de São Bartolomeu, Rapoula do Côa, Baracal e Vila do Touro, no concelho do Sabugal, tendo ameaçado também as aldeias vizinhas de Pêga e Quinta de Gonçalo Martins, já no concelho da Guarda.

Informação em todas as frentes, sem distrações? Navegue sem anúncios e aceda a benefícios exclusivos.
TORNE-SE PREMIUM

País

Mais País