Plano que previa limpeza de um milhão de hectares de floresta cumpriu menos de metade

12 ago 2025, 07:36
Proteção da floresta em Vila Nova de Paiva (PAULO NOVAIS/LUSA)

Metas em risco de falhar se o plano não acelerar

O Plano Nacional de Acção (PNA) para reduzir a destruição provocada pelos fogos florestais tinha entre as suas metas a gestão de combustível de um milhão de hectares de floresta portuguesa entre 2020 e 2024. Contudo, no ano final do ano passado, as operações de limpeza de matos tinham abrangido apenas 400 mil hectares, escreve o jornal Público desta terça-feira, 13 de agosto.

O jornal dá conta que o PNA, que determina as metas e prioridades do Sistema Integrado de Gestão de Fogos Rurais, uma rede de instituições ligadas à prevenção e ao combate dos incêndios na floresta, considera que os índices de cumprimento dos 98 objetivos traçados até 2030 atingiram no ano passado os 56%.

Os especialistas que acompanham o sector são mais cautelosos na avaliação. Se o plano não acelerar, a meta de conter a área ardida em 600 mil hectares em dez anos vai falhar, revela.
 

País

Mais País