Incêndio em Vila Real está "praticamente dominado"

Agência Lusa , CF
24 ago 2022, 09:10
Incêndio em Vila Real (Lusa/ Pedro Sarmento Costa)

Comandante distrital de operações de socorro adianta que este dia será de "longo trabalho de consolidação, de rescaldo e também de vigilância", com alguns "pontos quentes" ainda a ser debelados

O incêndio que lavra desde domingo, em Vila Real, está esta quarta-feira praticamente dominado, havendo ainda alguns “pontos quentes” que estão a ser debelados pelos operacionais, esperando-se um dia de “longo trabalho” de consolidação rescaldo e vigilância.

“Felizmente, neste momento, temos o incêndio praticamente dominado, temos ainda alguns pontos quentes que estão a ser debelados com a colaboração dos operacionais no terreno, apoiados por um trabalho extraordinário de máquinas de rasto”, afirmou Miguel Fonseca, comandante distrital de operações de socorro (CODIS) de Vila Real.

Uma destas máquinas trabalhou a “noite toda” para ajudar a debelar a frente que resultou da reativação do final da tarde de terça-feira e que colocou em risco as aldeias de Relva, Outeiro e Cravelas.

“As coisas estão a correr favoravelmente e queremos acreditar que, assim continuando, podemos dar brevemente esta ocorrência como dominada”, afirmou o comandante, num ponto de situação realizado pelas 08:00, no posto de comando instalado na aldeia de Benagouro.

Este dia será, acrescentou, de “longo trabalho de consolidação, de rescaldo e também de vigilância” e, para este efeito, já está no terreno um pelotão das Forças Armadas, que será reforçado por mais dois pelotões militares. Também os meios aéreos vão ser acionados.

O alerta para o incêndio foi dado pelas 07:00 de domingo, na zona da Samardã, na serra do Alvão, ao início da noite de segunda-feira entrou em fase de rescaldo e, na manhã de terça-feira, foi dado um alerta para um fogo em Lamas de Olo, já no Parque Natural do Alvão (PNA), em área fora do perímetro do primeiro fogo.

Na terça-feira à tarde houve uma reativação na encosta contrária da serra, já virada à cidade de Vila Real. População e autarcas locais suspeitam de fogo posto nesta ocorrência, que já está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

Patrocinados