Incêndio em Ourém continua a crescer. Fogo já fez três feridos e está a aproximar-se de três aldeias

CNN Portugal , Atualizado às 00:39
7 jul 2022, 18:11

Uma habitação e dois barracões já arderam

Mais de 400 operacionais e cerca de 120 viaturas estão a combater um incêndio no concelho de Ourém, na união das freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, segundo o site da Proteção Civil. Com o cair da noite, os meios aéreos saíram do teatro de operações.

Contactado pelo CNN Portugal, o Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) confirmou que a linha de fogo já se estende por alguns quilómetros e tem vindo a alargar-se nas últimas horas. Ramalheira, Casal do Pinheiro e Casal da Sobreira, pertencentes à União das Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, são as aldeias mais próximas do incêndio, mas até ao momento não está em cima da mesa qualquer evacuação. Existiram, no entanto, deslocações esporádicas de cidadãos com mobilidade reduzida.

“Há habitações em risco porque há várias localidades, várias aldeolas e algumas isoladas ao longo desta linha de incêndio”, referiu, dizendo que “não há previsão para cedência do fogo”.

As chamas já fizeram três feridos leves, entre eles dois bombeiros, um com queimaduras leves e outro com sinais de exaustão, bem como uma mulher que sofreu um ataque de pânico.

As autoridades disseram ainda que verificaram o corte de uma estrada municipal, entre Areeiro e Abades, que será “aberta a curto prazo”, danos numa habitação em Abades por uma explosão de uma botija de gás – desconhecendo se tem relação direta com o incêndio – que não provocou vítimas e um fogo num barracão que foi atingido pelo incêndio na localidade de Ramalheira.

Fonte dos bombeiros disse à CNN Portugal que uma habitação e dois barracões já arderam e que há mais casas em risco.

Em declarações à CNN Portugal, o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém informou que ainda estão a ser mobilizados meios e que o incêndio decorre numa zona florestal, com algumas habitações dispersas.  

O alerta foi dado, esta tarde às 16:37.

País

Mais País

Patrocinados