Homem de 49 detido por atear incêndio em Celorico de Basto

Agência Lusa , CF
31 ago 2022, 16:48
Qual o perfil de um incendiário?

PJ denuncia que esta zona tem sido alvo de "recorrentes ignições com natureza dolosa" nas últimas semanas

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, de 49 anos, pela presumível autoria de um incêndio florestal, ocorrido na sexta-feira, na freguesia de Agilde, concelho de Celorico de Basto, distrito de Braga, foi esta quarta-feira anunciado.

“O local onde o incêndio ocorreu situa-se numa zona onde existem condições de propagação a manchas florestais de grandes dimensões, gerando enorme risco, potencialmente alimentado pela carga combustível ali existente e pela orografia própria da região, o que se traduziu em elevadíssimo perigo concreto para as pessoas, para os seus bens patrimoniais e para o ambiente”, explica a PJ, em comunicado.

Segundo esta força de investigação criminal, “o incêndio consumiu vegetação herbácea, arbustiva e arbórea, tendo sido extinto pela rápida intervenção dos bombeiros, que prontamente alocaram meios para o local”, acrescentando que esta zona, em concreto, “tem sido, ao longo das últimas semanas, alvo de recorrentes ignições com natureza dolosa”.

De acordo com a PJ, o detido, sem ocupação profissional, “terá recorrido a chama direta para a ignição, desconhecendo-se a motivação para a sua conduta”.

“Comunicada a ocorrência a esta Polícia, foram realizadas várias diligências que resultaram na recolha de vasto acervo probatório e permitiram a identificação, localização e detenção fora de flagrante delito do arguido, a qual será, esta terça-feira, presente à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação”, lê-se ainda no comunicado.

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados