Número de imigrantes em Portugal já ultrapassa o de 2021

28 jul 2022, 07:33
Imobiliário em Portugal (Getty Images)

REVISTA DE IMPRENSA. Um terço dos imigrantes são brasileiros que afirmam conseguir emprego, mas ter dificuldade quando o assunto é a habitação

Nos primeiros seis meses do ano conseguiram visto de residência 133 mil imigrantes, mais 22 mil do que nos 12 meses de 2021, avança o Diário de Notícias, que cita dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Os números revelam, inclusive, um número superior ao recorde de 2019 (129 155) e que representa a tentativa de diminuir os casos pendentes nos serviços, mas também o aumento da entrada de pessoas em Portugal.

Segundo o jornal, dos imigrantes que conseguiram visto de residência este ano, 47.600 são brasileiros que afirmam conseguir emprego, mas ter dificuldade quando o assunto é a habitação, uma vez que os salários são baixos, as rendas altas e os senhorios fazem exigências cada vez mais impossíveis de cumprir.

Perante as dificultades, muitos têm optado por partilhar habitação ou alugar quartos, vivendo fora do centro das cidades, numa tentativa de conseguir preços mais baixos.

De acordo com a associação Casa do Brasil, o fluxo do atendimento tem aumentado, principalmente após o fim das restrições à entrada no país, o que mostra que aumentou o fluxo de imigrantes.

Segundo dados do DN, a comunidade brasileira conta com 252 mil pessoas em Portugal. A maioria são trabalhadores, pequenos empreendedores e estudantes do ensino superior.

Brasil

Mais Brasil

Mais Lidas

Patrocinados