Suspeita-se que a fuga terá sido orquestrada por uma rede de tráfico humano, havendo até imagens do momento em que o grupo foi contactado
Fugiram 19 dos 22 migrantes marroquinos que estavam instalados numa pousada em São Pedro do Sul, depois de ter sido libertados na sequência do fim do praz legal de detenção.
A CNN Portugal teve acesso a imagens exclusivas do momento em que um homem, que se suspeita que pertence a uma rede de tráfico humano, aborda o grupo.
O homem desloca-se num carro de alta cilindrada com matrícula espanhola, seguindo depois para uma conversa com o grupo, que chegou ao Algarve vindo de Marrocos.
A conversa aconteceu a cerca de 200 metros da pousada onde estavam alojados pela Segurança Social, e onde aguardavam os próximos passos para saberem se eram devolvidos ou se podiam ficar em Portugal.
A fuga foi realizada com vários carros vindos de Espanha e os primeiros imigrantes deixaram o país logo na noite de terça-feira.
A CNN Portugal sabe que outros 12 imigrantes que pertenciam ao grupo de 38 pessoas que chegou ao Algarve em agosto também fugiram. Estavam instalados numa pensão em Portimão, de onde saíram sem avisar.
Os 37 imigrantes libertados - o outro tinha deixado o país voluntariamente -, entre eles um bebé e seis crianças, foram libertados esta segunda-feira.
Apesar de estarem proibidos de sair de território nacional, não estavam sujeitos a qualquer vigilância e podiam abandonar livremente os locais onde foram instalados.