Madeira cria a maior área marinha da Europa com proteção total

Agência Lusa , CM
29 nov 2021, 13:21
Madeira
Madeira

Novo regime jurídico sobre a reserva natural das ilhas Selvagens amplia "significativamente" a proteção das águas do arquipélago

PUB

O Governo Regional da Madeira anunciou, nesta segunda-feira, a criação da maior área marinha protegida da Europa com proteção total, através da aprovação de um novo regime jurídico sobre a reserva natural das ilhas Selvagens.

Num comunicado divulgado pela Fundação Oceano Azul, lê-se que a Madeira ficará com a maior área marinha “da Europa e de todo o Atlântico Norte” com a mais abrangente classe de proteção, que exclui todas as atividades extrativas, como a pesca.

PUB

O novo regime jurídico sobre a reserva natural das ilhas Selvagens amplia “significativamente a proteção das águas do arquipélago, no ano em que se assinalam os 50 anos da constituição desta reserva”.

A decisão é suportada por estudos científicos, jurídicos e por dados recolhidos em expedições realizadas nos últimos anos, refere a nota.

“A declaração desta área marinha de proteção total abrange um território de 2.677 quilómetros quadrados, numa área de 12 milhas náuticas ao redor das ilhas Selvagens. É nesta extensão que todas as espécies aí existentes passam a estar totalmente protegidas de atividades extrativas, como a pesca ou a exploração de inertes”, salienta.

PUB
PUB
PUB

No comunicado é acrescentado ainda que “o reforço da proteção das ilhas Selvagens irá contribuir para o aumento da diversidade marinha, da riqueza genética e da capacidade reprodutiva das espécies, incluindo muitas com interesse comercial”.

“Assegurará igualmente a integridade dos ecossistemas, contribuindo para uma melhor conservação marinha de todo o Atlântico Nordeste”, destaca.

Esta decisão “permitirá ainda a promoção do desenvolvimento económico da Região Autónoma da Madeira, através da valorização do seu capital natural”.

Uma newsletter para conversarmos - Decisão 22

Envie-nos as suas questões e sugestões de temas, responderemos pela caixa do correio

Saiba mais

País

Mais País

Patrocinados