Homens foram assistidos por equipas médicas na chegada ao porto de Las Palmas
A Guarda Costeira espanhola salvou três migrantes que estavam no leme de um navio que tinha acabado de chegar às Ilhas Canárias vindo da Nigéria.
Numa fotografia publicada pela força de segurança pode ver-se três homens sentados no leme, ao mesmo tempo que o navio, um cargueiro de transporte de petróleo e produtos químicos, está em movimento.
O navio em questão, o Althini II, chegou a Las Palmas, na Grande Canária, esta segunda-feira, depois de 11 dias de viagem a partir de Lagos, a maior cidade daquele país africano.
La Salvamar Nunki ha rescatado esta tarde a tres polizones localizados en la pala del timón del buque Althini II, fondeado en entrediques del puerto de Las Palmas y procedente de Nigeria. Han sido trasladados al puerto y atendidos por servicios sanitarios. pic.twitter.com/1Ei1FieAV3
— SALVAMENTO MARÍTIMO (@salvamentogob) November 28, 2022
Ao aperceber-se do caso, a Guarda Costeira apressou-se a retirar os migrantes do local, levando-os depois para o porto mais próximo, onde foram avaliados por equipas médicas.
As Ilhas Canárias continuam a ser uma das grandes portas de entrada de migrantes na Europa, sendo que os dados espanhóis sugerem que a chegada de pessoas vindas de África de forma ilegal através daquele arquipélago aumentou em 51% nos primeiros cinco meses de 2022.
No ano passado mais de 20 mil migrantes atravessaram o mar Mediterrâneo para as Ilhas Canárias, de acordo com números da Cruz Vermelha, que contabilizou ainda mais de 1.100 mortes nessa mesma travessia.