Pedro Strecht lidera comissão que vai investigar abusos sexuais de menores na Igreja

CNN , CM
30 nov 2021, 11:35
Pedro Strecht
Pedro Strecht

Pedopsiquiatra foi nomeado pela Conferência Episcopal Portuguesa coordenador da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos de Menores na Igreja em Portugal

PUB

O pedopsiquiatra Pedro Strecht vai liderar a investigação aos abusos sexuais de menores na Igreja Católica portuguesa, anunciou, nesta terça-feira, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

Pedro Strecht foi nomeado coordenador da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos de Menores na Igreja e na quinta-feira vai apresentar, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, “a Comissão por si constituída, bem como os princípios orientadores do trabalho a desenvolver a partir do início de janeiro de 2022”, anunciou, ainda, a CEP em comunicado.

PUB

Esta apresentação vai contar, também, com a presença do presidente da CEP e bispo de Setúbal, José Ornelas.

A criação de uma comissão nacional para reforçar o atendimento dos casos de alegados abusos sexuais e o seu acompanhamento a nível civil e canónico foi anunciada em Fátima, no dia 11 de novembro, no final da Assembleia Plenária do episcopado.

A CEP referiu, na ocasião, que a comissão irá "reforçar e alargar o atendimento dos casos [de abusos sexuais] e o respetivo acompanhamento a nível civil e canónico e fazer o estudo em ordem ao apuramento histórico desta grave questão”.

PUB
PUB
PUB

O presidente da CEP, José Ornelas, disse no final da reunião que os bispos não receiam a investigação sobre abusos sexuais na Igreja.

Relacionados

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

País

Mais País

Patrocinados