Esta curta portuguesa concorre aos Prémios do Cinema Europeu

Agência Lusa , AM
8 nov 2022, 11:39
Ice Merchants

"Ice Merchants", de João Gonzalez, vai competir pelo título de melhor curta-metragem

O filme “Ice Merchants”, de João Gonzalez, vai competir pelo título de melhor curta-metragem dos Prémios do Cinema Europeu, que anunciaram esta terça-feira os nomeados, incluindo-se também a coprodução “Interdito a Cães e Italianos”, de Alain Ughetto.

Como já antes havia sido revelado pela Academia do Cinema Europeu, “Ice Merchants” concorre na categoria de Melhor Curta-Metragem, sendo a única obra de animação entre as nomeadas.

A curta-metragem de João Gonzalez vai competir com “Granny’s Sexual Life”, de Urška Djukic e Émilie Pigeard, “Love, Dad”, de Diana Cam Van Nguyen, “Techno, Mama”, de Saulius Baradinskas, e “Will My Parents Come to See Me”, de Mo Harawe.

Na categoria de Melhor Longa-metragem Europeia de Animação surge o filme "Interdito a Cães e Italianos", de Alain Ughetto, que conta com coprodução portuguesa pela Ocidental Filmes.

Pelo título de Melhor Filme Europeu competem “Alcarràs”, de Carla Simón, que vai representar Espanha nos Óscares e conquistou o Urso de Ouro em Berlim, “Close”, do belga Lukas Dhont, “Corsage”, da austríaca Marie Kreutzer, “Holy Spider”, do iraniano Ali Abbasi (numa coprodução entre Alemanha, Dinamarca, França e Suécia), e “Triângulo da Tristeza”, de Ruben Östlund.

A categoria de Melhor Documentário Europeu é dominada pelo contexto político atual: nomeados estão “A House Made of Splinters”, de Simon Lereng Wilmont, sobre a vida num orfanato no Leste da Ucrânia durante a invasão da Rússia, “Mariupolis 2”, de Hanna Bilobrova e do realizador Mantas Kvedaravičius, que morreu em Mariupol em abril, e “The March on Rome”, de Mark Cousins, sobre o fascismo italiano, no centenário da marcha de Mussolini sobre a capital daquele país.

Também nomeados para melhor documentário europeu estão “The Balcony Movie”, de Paweł Łoziński, feito a partir da varanda do realizador, e “Girl Gang”, de Susanne Regina Meures, sobre uma ‘influencer’ alemã.

Os Prémios Europeus de Cinema são uma iniciativa da Academia de Cinema Europeu, cuja 35.ª cerimónia está marcada para 10 de dezembro em Reiquiavique.

A organização irá ainda atribuir um prémio de honra, de inovação em 'storytelling', ao realizador italiano Marco Bellocchio pela minissérie "Esterno note".

Artes

Mais Artes

Patrocinados