"Ice Merchants". Curta portuguesa nomeada para os Óscares vence prémios Annie

Nuno Mandeiro , com Lusa
26 fev 2023, 09:24

Projeto de João Gonzalez está nomeado para os Óscares, cuja cerimónia vai acontecer no dia 12 de março

Ainda não é um Óscar, mas é um galardão de peso. "Ice Merchants", de João Gonzalez, conquistou o prémio de melhor curta-metragem nos prémios Annie, durante a cerimónia que se realizou na madrugada deste domingo em Los Angeles.

A apenas duas semanas dos prémios da Academia, o reconhecimento na 50.ª edição dos prémios Annie pode ser um bom presságio, mas para já é a segunda vez que um projeto nacional vence os mais importantes prémios norte-americanos do cinema de animação, atribuídos pela Sociedade Internacional de Cinema de Animação.

"Ice Merchants" estava indicado na categoria de Melhor Curta-Metragem ao lado de "Amok", do húngaro Balázs Turai, "Black Slide", do israelita Uri Lotan, "Love, Dad", da checa Diana Cam Van Nguyen, e "The Flying Sailor", das canadianas Amanda Forbis e Wendy Tilby.

“Ice Merchants”, o terceiro filme de João Gonzalez, é sobre perda e laços familiares, entre um pai e um filho, e tem como ponto de partida a imagem de uma casa numa montanha, debruçada num precipício.

Esta curta-metragem, contada sem narrador nem diálogos, apenas por imagens desenhadas e música, tem coprodução da Cola Animation com Reino Unido e França.

O filme de João Gonzalez teve estreia mundial em maio de 2022 na Semana da Crítica, no Festival de Cinema de Cannes, onde recebeu um prémio do júri, abrindo portas para a presença em uma centena de outros festivais de cinema em todo o mundo, onde também foi premiado.

"Ice Merchants" estreou no dia 16 de fevereiro nos cinemas nacionais e ainda se encontra, depois de um percurso por vários festivais, tendo integrado o IndieJúnior, que terminou no domingo no Porto, e está na programação do Festival de Clermont-Ferrand, em França.

Considerados os Óscares do cinema de animação, os prémios Annie distinguem produções de animação, em curta e longa-metragem, e são atribuídos anualmente pela Sociedade Internacional de Cinema de Animação.

Na categoria de Melhor Filme, para além do vencedor "Pinóquio de Guillermo del Toro", estavam nomeados "Turning Red – Estranhamente Vermelho", dos estúdios Pixar, "O Gato das Botas: O Último Desejo", da Dreamworks, "The Sea Beast", da Netflix, e "Wendell & Wild", uma produção da Monkeypaw e da Gotham para a Netflix.

Entre os vencedores nas 32 categorias da 50.ª edição dos prémios Annie estão ainda "Marcel the Shell with Shoes On" (Marcel the Movie LLC) como Melhor Filme Independente e "The Boy, The Mole, The Fox and The Horse" (NoneMore e Bad Robot) como Melhor Produção Especial.

 

Relacionados

Artes

Mais Artes

Patrocinados