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Em toda a América e em todo o mundo, cada vez mais pessoas estão a viajar sozinhas.
Quase um terço dos agregados familiares nos EUA são constituídos por pessoas que viajam sozinhas, o que constitui um recorde. Na Europa, a tendência é ainda mais forte, com cerca de 46% dos agregados familiares dinamarqueses habitados por homens e mulheres a viverem sozinhos.
As pessoas estão a casar mais tarde e com menos frequência. Apenas 37% dos americanos com idades compreendidas entre os 25 e os 49 anos são casados e têm filhos, contra 67% em 1970.
As pesquisas no Google sobre viagens a solo tiveram um aumento após a Covid e os Millennials e a Geração Z estão a impulsionar um boom de refeições a solo, com mais pessoas a comerem sozinhas em restaurantes do que nunca.
Agora, uma atividade de lazer tradicionalmente vista como uma reserva dos casais ganhou um toque de lobo solitário: a escapadela romântica, ou a sua variante mais carnal, o fim de semana indecente.
Para assinalar o Mês da Consciencialização da Saúde Sexual em setembro, o Walker Hotel Tribeca de Nova Iorque introduziu uma oferta “Self-Love Pod”, destinada aos recém-solteiros.
Os hóspedes são convidados a usar a sua estadia no hotel para “reexplorar a sua própria sexualidade”.
Isto significa exatamente o que se pensa que significa, embora a descrição “pod” seja enganadora.
Não se trata de nenhum ato de choro num cubículo sem janelas de um hotel cápsula, mas de um pacote de complementos chiques à gama de quartos existentes neste alojamento boutique de luxo na baixa de Manhattan.
As regalias incluem uma bebida adaptogénica Recess, que pretende desestressar e reenergizar; os produtos adaptogénicos são um dos grandes protagonistas da tendência de bebidas sem álcool de 2024.
Há óleo de perfume e sabonete sofisticado da marca de cuidados com a pele Fablerune e um diário da marca de crescimento pessoal Grow Into. Uma seleção de meditações centradas no amor-próprio da Cacti Wellness aguarda os convidados, além de um passe livre para a sauna Othership no bairro Flatiron.
Finalmente, há um massajador pessoal em forma de ovo da marca de bem-estar sexual Maude, para uso externo, sugerindo que este é um pacote destinado a consumidores do sexo feminino.
O boom do bem-estar
As mulheres estão, afinal, a impulsionar o boom da indústria global do bem-estar, cujo mercado de 1,8 biliões de dólares nos EUA é o maior do mundo.
Nas relações heterossexuais, estima-se que 70% dos divórcios nos EUA sejam iniciados por mulheres.
Devido a razões como o aumento da esperança de vida das mulheres e a maior probabilidade de os homens voltarem a casar depois de se terem divorciado ou enviuvado, a maioria dos agregados familiares unipessoais é constituída por mulheres que vivem sozinhas - nos EUA e também nos países desenvolvidos de todo o mundo.
Quando se trata de parceiros românticos, não há encontro mais barato do que os seus próprios cinco dígitos, mas os preços dos Self-Love Pods do Walker Tribeca começam nos 350 dólares - e isto antes de pagar o jantar.
O site de reservas Hotels.com confirmou à CNN que 90% das suas pesquisas de hotéis para estadias em setembro são feitas por adultos sem filhos, que procuram preços mais baratos depois do fim da correria do verão e do regresso das crianças à escola.
Enquanto os DINKs (dual income, no kids) são muitas vezes os que têm o património líquido mais elevado, os americanos solteiros suportam o peso do que é coloquialmente conhecido como o “imposto único”: pagar mais pela renda, hipotecas e contas domésticas.
Os viajantes solteiros não só têm de juntar os seus tostões para poderem pagar um quarto de hotel sozinhos, como também se vêem muitas vezes confrontados com um aumento do preço do “suplemento individual” quando reservam voos e cruzeiros.
Se é recém-solteiro, como o mercado-alvo do Self-Love Pod, então é provável que a sua separação tenha magoado tanto o seu coração como a sua carteira, com a maioria dos americanos a gastar até 20.000 dólares no seu divórcio do seu antigo parente mais próximo e querido.
Os benefícios para a saúde do “tempo para mim”
Quer a sua viagem de amor-próprio comece nos lençóis frescos de um hotel da baixa da cidade ou nos arredores mais humildes do seu próprio quarto, os Walker Tribeca estão a fazer algo com os benefícios físicos e mentais de um pouco de “tempo para mim” íntimo.
Os orgasmos podem aliviar o stress, melhorar o humor, ajudar a dormir melhor, reduzir as cólicas menstruais e até melhorar a imunidade.
É bom para a saúde do coração e, nos homens, diminui o risco de cancro da próstata. Um estudo de 2004 publicado no British Medical Journal concluiu que os homens que tinham 21 ou mais ejaculações por mês tinham menos probabilidades de contrair cancro da próstata do que os homens que ejaculavam quatro a sete vezes por mês.
É um número bastante elevado de tentativas, mas é sem dúvida uma das formas mais divertidas de reduzir o risco de cancro.
Para as mulheres na meia-idade, a atividade sexual torna-se cada vez mais “usar ou perder”. Além de ajudar a manter uma boa saúde sexual, um estudo de 2020 da University College London concluiu que as mulheres que praticavam atividade sexual semanal ou mensalmente - a solo ou não - tinham menos probabilidades de entrar na menopausa precoce.
A masturbação é, evidentemente, o sexo mais seguro de todos, não havendo risco de gravidez ou de doenças sexualmente transmissíveis.
Há quase um século, em 1929, a escritora inglesa Virginia Woolf escreveu que “Um quarto só para si” era a chave para as mulheres alcançarem a liberdade de expressão.
Se conseguir a paz e o sossego para sermos nós próprias significa reservar um “Self-Love Pod” em Tribeca, então façam-no, senhoras.