Reunião entre chefes de urgência e conselho de administração do Hospital São Francisco Xavier termina sem acordo

29 jul 2022, 17:00
Hospital de São Francisco Xavier

Administração justifica problemas com a incapacidade de preencher quatro vagas durante o período de férias

A reunião entre os chefes de urgência do Hospital São Francisco Xavier e o conselho de administração daquela instituição terminou sem acordo, depois de os responsáveis terem apresentado a demissão em bloco das funções de chefia, que será para aplicar "a partir do mês de agosto".

Ainda assim, e em declarações aos jornalistas após a reunião, a presidente do conselho de administração daquele hospital afirma que não se prevê o fecho das urgências da unidade no mês de agosto. Rita Perez explicou que a razão da demissão está relacionada com a falta de profissionais para preencher quatro vagas durante aquele mês, vagas essas que o hospital esperava ter preenchido, mas que não conseguiu.

"Os novos assistentes hospitalares muitas vezes preferem fazer serviços aqui e ali porque ganham mais", afirmou.

Na carta, a que a CNN Portugal teve acesso, os profissionais de saúde consideram que, "com a constituição proposta no planeamento atual", "não estarão garantidas a capacidade de assistência e cuidados às pessoas que recorrem" às urgências do hospital de Lisboa, "nem a segurança destas e dos profissionais que as assistem". Por esse motivo, "o grupo apresentará a sua demissão em bloco". Segundo as escalas publicadas, não há médicos para assegurar a urgência nocturna de medicina interna durante o mês de agosto.

Nesta mesma carta, o grupo de assistentes hospitalares de medicina interna manifesta ainda o seu "profundo desagrado e indignação face à forma como esta decisão e a sua comunicação foram tomadas", referindo-se nomeadamente ao planeamento do mês de agosto, "não aceitando que as equipas sejam constituídas apenas por um assistente hospitalar (com funções de chefe de equipa) e de um interno de formação geral de 5,º ano equiparado a assistente hospitalar como os seus elementos mais diferenciados".

Relacionados

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados