Hospital de Santa Maria ameaça com processos quem insultar profissionais de saúde nas redes sociais

28 ago, 07:33
Hospital de Santa Maria (Gustavo Valiente Herrero/Getty Images)

Em causa, "publicações ofensivas, totalmente à margem do que são os canais legítimos para apresentação de queixas por parte dos utentes"

O Hospital de Santa Maria decidiu avançar com processos contra quem insultar profissionais de saúde nas redes sociais. Segundo a nota a que a CNN Portugal teve acesso, o Conselho de Administração decidiu avançar com a ‘Instrução de processos pelo Gabinete Jurídico referente a exposições, informações ou publicações nas redes sociais’.

A medida "tem como objetivo proteger os Profissionais da Unidade Local de Saúde de Santa Maria e a própria instituição de ataques externos injuriosos, atentatórios das boas-práticas e do bom-nome das suas equipas, publicados por terceiros nas redes sociais".

O Conselho de Administração esclarece que "em causa estão publicações ofensivas, totalmente à margem do que são os canais legítimos para apresentação de queixas por parte dos utentes, nomeadamente através do Gabinete do Cidadão".

A medida não abrange, no entanto, os conteúdos que os profissionais do Hospital de Santa Maria publica, de forma individual, nas suas redes sociais.

"A proposta partiu do Gabinete Jurídico da ULS Santa Maria, tendo em conta publicações externas recentes atentatórias da honra de Profissionais da ULSSM, logo também da própria Instituição. O Conselho de Administração ULS Santa Maria espera não ter de utilizar estes mecanismo jurídico contra terceiros, mas realça que não hesitará em momento algum em defender o bom-nome e a integridade moral dos seus Profissionais", acrescenta a nota.

De acordo com o jornal Observador, o Ministério da Saúde ainda não se pronunciou sobre esta medida.
 

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados