Amadora-Sintra pede reencaminhamento de utentes das urgências de obstetrícia que contactem 112 para outros hospitais

Anabela Vaz Jacinto , com Lusa
15 jun 2022, 18:30
Hospital Fernando Fonseca

Medida vigora das 20:00 desta quarta-feira até às 8:00 de quinta-feira e apenas para utentes que contactem o 112. Grávidas que se desloquem pelo próprio pé continuarão a ser atendidas

O Hospital Amadora-Sintra solicitou, para o período entre as 20:00 desta quarta-feira e 8:00 de quinta-feira, o reencaminhamento de utentes das urgências de ginecologia e obstetrícia que contactem o 112 para outras unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde.

A informação foi confirmada por fonte da instituição à CNN Portugal. O hospital sublinha, no entanto, que esta medida vigora somente para as utentes que contactem o 112, e que as grávidas que se desloquem pelo próprio pé serão atendidas.

Este condicionamento das urgências no Amadora-Sintra surge na sequência de encerramentos das urgências de ginecologia e obstetrícia um pouco por todo o país nos últimos dias, por dificuldades em assegurar escalas.

Numa nota, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) admitiu esta quarta-feria que, nos próximos dias, “poderão existir limitações em alguns hospitais, com desvios da urgência externa de Obstetrícia/Ginecologia para outras unidades da região, que assegurarão a resposta do SNS [Serviço Nacional de Saúde] e o seu funcionamento em rede”.

A ARSLVT reafirmou também que os hospitais da região e o CODU/INEM “mantêm estreita articulação para garantir o normal funcionamento" das urgências das maternidades e "em segurança”.

“Caso haja necessidade de encaminhar utentes, as equipas hospitalares articulam com o CODU/INEM, no sentido de identificar a unidade que naquele momento tem melhor capacidade de resposta”, lia-se na nota.

Ainda segundo a ARSLVT, esta quarta-feira “estão a funcionar todos os serviços de Ginecologia/Obstetrícia da região [de Lisboa] que possuem essa valência”.

A ARSLVT anunciou também esta quarta-feira que as urgências de Ginecologia/Obstetrícia do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo (CHBM) vão também estar encerradas entre as 21:00 de quinta-feira e as 09:00 de sexta-feira.

A ARSLVT explica que as grávidas “devem dirigir-se/serão encaminhadas para outras unidades da rede”, nomeadamente para o Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) e para o Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, assim como para as maternidades da cidade de Lisboa que, no referido período, estarão a funcionar com normalidade.

Relacionados

País

Mais País

Patrocinados