Não se esqueça: a hora muda este fim de semana

23 mar 2022, 08:35
Relógio

Portugal deixa o horário de inverno e passa para o horário de verão

A primavera chegou no último domingo e, como já se sabe, a passagem para esta estação do ano vem sempre com uma mudança da hora.

No âmbito da proposta da Comissão Europeia, Portugal Continental muda a hora duas vezes por ano: às 01:00 do último domingo de outubro (horário de inverno) e às 01:00 do último domingo de março (horário de verão) que, este ano, calha a 27. 

"As mudanças de hora efectuar-se-ão adiantando os relógios de 60 minutos à 1 hora UTC do último domingo de março e atrasando-os de 60 minutos à 1 hora UTC do último domingo de outubro seguinte", explica o documento do Observatório Astronómico de Lisboa.

Significa isto que, em Portugal Continental e na Madeira, no próximo domingo, tem de adiantar os ponteiros. Quando for 01:00 já serão, na verdade, 02:00. Nos Açores, devido à diferença horária, este adiantamento deverá ocorrer quando for 00:00, passando a ser 01:00. 

Os portugueses vão dormir menos uma hora e vai anoitecer mais tarde. E assim vai manter-se até à próxima mudança da hora, prevista para 30 de outubro. 

País

Mais País

Patrocinados