Dragão esteve a vencer por 3-0, mas clássico ainda animou na ponta final
A equipa de hóquei em patins do FC Porto bateu o Sporting por 4-2, no Dragão Arena, no primeiro embate das meias-finais do campeonato. A equipa da casa chegou aos 3-0 já perto do final, o jogo chegou ainda a animar com dois golos de rajada dos leões, mas Hélder Nunes acabou com as dúvidas no último suspiro. Segundo duelo é já no domingo, no João Rocha.
Com André Villas-Boas nas bancadas do Dragão Arena, o FC Porto entrou forte no jogo, impondo, desde o primeiro minuto, uma forte intensidade, diante de um Sporting bem mais paciente, focado em travar o ímpeto inicial da equipa da casa.
Ângelo Girão foi adiando a abertura do marcador até ao minuto 9, altura em que Edu Lamas, depois de uma rápida combinação com Rafa, abriu o marcador com um forte remate da esquerda.
Edu Lamas encontrou um espacinho e disparou 💣
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) May 30, 2024
🏒 Campeonato Placard Hóquei em Patins | @FCPorto 1 x 0 @SCPModalidades#HóqueiELEVEN pic.twitter.com/6M2stUo0GV
Mais quatro minutos e novo golo para a equipa da casa, agora num lance confuso, com Rafa, persistente, a cair na área, mas a levantar-se a tempo de desviar a bola para as redes de Girão. O Sporting pediu falta neste lance, mas o FC Porto duplicava a vantagem, num período em que estava claramente por cima do jogo.
Rafa num segundo momento a fazer o segundo da partida 2️⃣
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) May 30, 2024
🏒 Campeonato Placard Hóquei em Patins | @FCPorto 2 x 0 @SCPModalidades#HóqueiELEVEN pic.twitter.com/4Ew1WYYtno
O Sporting esboçou uma ligeira reação e até teve uma oportunidade soberana para diminuir a diferença, quando Edu Lamas fez falta sobre Toni Perez e viu cartão azul. João Souto, na marcação do livre, saiu a jogar, tentou levantar a bola com o stick, mas perdeu o controlo e nem chegou a rematar. Em vantagem numérica, os leões aceleraram o jogo na tentativa de reduzir a diferença antes do intervalo, mas a primeira parte acabou já com o FC Porto recomposto com cinco unidades e com a vantagem intacta.
Já na segunda parte, o Sporting entrou bem melhor e, logo a abrir, criou várias oportunidades para marcar, diante de um FC Porto mais na expetativa, à espera de um erro do adversário para chegar ao terceiro golo, até porque o Sporting, num ápice, chegou às nove faltas (o FC porto tinha apenas duas, nesta altura).
Quando parecia que era o Sporting que estava mais perto de marcar, foi o FC Porto que chegou ao 3-0, num rápido contra-ataque, com Hélder Nunes a rematar forte ainda de fora da área. Um terceiro golo que deixou a equipa da casa bem mais tranquila, agora a jogar também com o relógio a seu favor, embora tenha perdido o controlo das faltas (7-9). O FC Porto podia ter chegado mesmo ao 4-0, depois de mais um cartão azul, mas Carlo di Benedetto não conseguiu surpreender Girão e o jogo voltou a animar.
Contra-ataque como mandam as regras 📐 Hélder Nunes
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) May 30, 2024
🏒 Campeonato Placard Hóquei em Patins | @FCPorto 3 x 0 @SCPModalidades#HóqueiELEVEN pic.twitter.com/DUyBhB9EdX
Voltou a animar porque, a cinco minutos do final, o Sporting a marcou dois golos de rajada, primeiro por Ferran Font, logo a seguir por Rafael Bessa, num momento em que o FC Porto perdeu totalmente o controlo.
Em dois tempos, o resultado estava totalmente em aberto e o jogo também, com os leões a tentarem tirar proveito do desnorte da equipa da casa.
Ferran Font foi por lá fora e bum ⚽
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) May 30, 2024
🏒 Campeonato Placard Hóquei em Patins | @FCPorto 3 x 1 @SCPModalidades#HóqueiELEVEN pic.twitter.com/lYVNYNpayN
Ainda temos jogo no Dragão Arena 🏒 Rafael Bessa
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) May 30, 2024
🏒 Campeonato Placard Hóquei em Patins | @FCPorto 3 x 2 @SCPModalidades#HóqueiELEVEN pic.twitter.com/4EL2UDlpSh
Depois do FC Porto desperdiçar mais um livre, desta vez por Hélder Nunes, os leões até tiveram nova oportunidade soberana para empatar o jogo, num livre de Ferran Font, mas Xavi Mailián voltou a ser determinante entre os postes e, na resposta, foi Hélder Nunes que marcou, tirando máximo proveito do mau posicionamento de Girão.
Estava feito, o cronómetro chegou logo a seguir ao fim com o resultado a assinalar um 4-2 favorável ao FC Porto.
Hélder Nunes bisa e fecha o resultado 😎
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) May 30, 2024
🏒 Campeonato Placard Hóquei em Patins | @FCPorto 4 x 2 @SCPModalidades#HóqueiELEVEN pic.twitter.com/AWoRIFHsDS
O segundo jogo destas meias-finais, à melhor de cinco, é já no domingo (16h00), desta vez, no Pavilhão João Rocha, a casa dos leões.