Detido antigo deputado das Honduras procurado pelos EUA por tráfico de droga

Agência Lusa , MM
4 dez 2022, 08:43
Midence Oquelí Martínez Turcios

Midence Oquelí Martínez Turcios estava em fuga desde julho de 2018, quando um tribunal federal em Nova Iorque solicitou a extradição

Um antigo deputado das Honduras, procurado para extradição pelos Estados Unidos devido às ligações ao tráfico de droga, foi detido no sábado no nordeste do país, disse o ministro da Segurança.

"Midence Oquelí Martínez Turcios, de 62 anos, foi capturado e aguarda uma ordem de extradição" para os EUA, disse Ramon Sabillon, à estação de rádio local Radio América.

O ministro indicou que o antigo deputado, que cumpriu dois mandatos, 2010-2014 e 2014-2018, pelo Partido Liberal (direita), foi detido no município de Sabá, a cerca de 300 quilómetros a nordeste de Tegucigalpa.

Martínez estava em fuga desde julho de 2018, quando um tribunal federal em Nova Iorque solicitou a extradição.

De acordo com a acusação, tornada pública pelos EUA, em julho, o político recebeu um milhão de dólares (948 mil euros) do cartel "Los Cachiros", entre 2004 e 2014, para acompanhar carregamentos de cocaína de países produtores sul-americanos para os EUA sob escolta armada.

Desde 2010, cerca de 50 hondurenhos foram extraditados, capturados ou entregaram-se voluntariamente aos Estados Unidos por tráfico de droga.

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados