Suspeitos confessam ter morto e desmembrado jornalista britânico e o guia brasileiro

15 jun 2022, 18:36
Bruno Araújo Pereira e Dom Philips

EM ATUALIZAÇÃO

Os suspeitos brasileiros do desaparecimento do jornalista britânico Dom Phillips e do guia brasileiro Bruno Pereira confessaram esta quarta-feira ter morto e desmembrado as vítimas, de acordo com a emissora local Band News. 

A Polícia Federal disse em comunicado que ainda estava à procura de Phillips e Pereira no que descreveram como uma investigação de homicídio, após a prisão de dois suspeitos no caso. Testemunhas da Reuters afirmam ter visto a polícia levar um dos suspeitos para o rio onde os homens desapareceram.

Recorde-se que Dom Philips, jornalista que colaborava para o "The Guardian", "Washington Post", "New York Times" e "Financial Times", e Bruno Araújo Pereira, funcionário da Fundação Nacional do Índio (Funai), estavam em Vale do Javari e quando desapareceram, a 5 de junho, no trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte. Uma viagem de cerca de duas horas. O objetivo, segundo a União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja), era entrevistar indígenas numa localidade chamada Lago do Jaburu. 

Os dois estavam a viajar numa embarcação nova, com 70 litros de gasolina, que era suficiente para a travessia que tinham de fazer. Mas nenhum dos dois chegou ao destino final. A última vez que foram avistados foi na Comunidade São Gabriel, abaixo de São Rafael. 

O Vale do Javari é uma extensa região de rios e selva no coração da Amazónia, na fronteira com o Peru, e abriga o maior número de indígenas isolados do mundo. A área está ameaçada pela pesca e mineração ilegal e nos últimos anos tornou-se uma rota de tráfico de drogas.

Relacionados

Brasil

Mais Brasil

Patrocinados