Eunice Muñoz vai dar nome a uma rua, equipamento cultural ou espaço em Lisboa

Agência Lusa , BCE
22 abr 2022, 15:08

Homenagem poderá passar pela colocação de um busto num local de Lisboa relacionado com o percurso profissional de Eunice Muñoz ou ligado às suas preferências pessoais por locais da cidade

A atriz Eunice Muñoz, que morreu há uma semana, vai dar nome a uma rua, equipamento cultural ou espaço da cidade de Lisboa, decidiu esta sexta-feira a Câmara Municipal.

O executivo da Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou esta sexta-feira um voto de pesar pela morte da atriz, subscrito por todos os vereadores, no qual propõe "a atribuição do nome de Eunice Muñoz a um equipamento/espaço cultural, ou a um arruamento/espaço da cidade, ou ainda sob a forma de alguma outra manifestação pública" que a "homenageie de modo perene".

O vereador com a tutela da Cultura na Câmara de Lisboa, Diogo Moura, disse à Lusa que o executivo municipal está já em contacto com a família de Eunice Muñoz para encontrar a "forma mais do que justa e merecida para homenagear" a atriz.

Eunice Muñoz "passou pela maior parte dos equipamentos culturais da cidade de Lisboa e, portanto, tem uma ligação muito direta a muitos deles e não só a um em particular", mas há também espaços na cidade ligados à sua vivência pessoal e profissional, disse o vereador.

Diogo Moura admitiu que a homenagem poderá passar também pela colocação de um busto num local de Lisboa relacionado com o percurso profissional de Eunice Muñoz ou ligado às suas preferências pessoais por locais da cidade.

"A Câmara Municipal de Lisboa, como todo o país, reconhece o papel importante de Eunice Muñoz no teatro e na cultura em Portugal, não só como atriz, com o seu talento, mas também com a sua generosidade para com todos os outros e, em particular, com os colegas", afirmou o vereador, que destacou que "muita da sua carreira" foi feita em Lisboa.

No voto de pesar pela morte de Eunice Muñoz a CML sublinha "a estreia profissional no palco do Teatro Nacional D. Maria II [em Lisboa], com apenas 13 anos de idade”, em 1941, naquele que foi "o início de um percurso artístico que se prolongou por 80 anos".

"A humildade, a simplicidade, a força de caráter, aliadas às suas qualidades artísticas fizeram de Eunice Muñoz um ser humano extraordinário e uma atriz de exceção, com contornos de genialidade", lê-se no texto, que refere diversas condecorações atribuídas à atriz ao longo da sua vida, entre elas, a Medalha de Honra do Município de Lisboa, em 1988.

 

 

Relacionados

Artes

Mais Artes

Patrocinados