Portugal vai ter os primeiros estúdios de cinema sustentáveis da Europa

CNN Portugal , MCP
6 abr 2023, 20:15
Hollywood

Projeto de 200 milhões de euros teve, desde o seu início, há cinco anos, sempre um pensamento verde e sustentável

Vale do Alecrim, no concelho de Palmela, distrito de Setúbal, foi a localização escolhida para os planos hollywoodescos que vão surgir em Portugal - os TageStage serão os estúdios de cinema mais verdes da Europa. O projeto pioneiro, que tem o objetivo ser auto-sustentável desde o primeiro dia, deverá arrancar em 2024. 

Com painéis fotovoltaicos no telhado para produção de eletricidade e sistemas de recuperação e ainda reutilização de águas pluviais, de forma a reduzir o desperdício de água, o projeto assegura uma “estrutura quase zero-energética”. O paisagismo será feito de modo a assegurar a preservação da biodiversidade local e garantem que os materiais utilizados na construção serão locais e/ou reciclados.

Numa entrevista ao Hollywood Reporter, o fundador e diretor dos Tage Studios, David Hallyday, garante que o projeto de 200 milhões de euros teve, desde o seu início, há cinco anos, sempre um pensamento verde e sustentável em mente.

“A ideia era criar um estúdio de referência, que fosse ecologicamente correto e auto sustentável desde o primeiro dia, tornando-o o primeiro do mundo para instalações de cinema e televisão”, explica.

E como é que Portugal entrou nestes planos? Pragmatismo! Este é um dos países que mais luz solar recebe, a nível mundial Hallyday chama-lhe até “a Califórnia da Europa”. Além disso, também as políticas ambientais pesaram na decisão.

“Portugal está extremamente desenvolvido no sentido da sustentabilidade - já produzem cerca de 60% da sua energia através de fontes renováveis”, refere Claire Havet, gestora de projetos da Tage Studios. Aliás, “Lisboa foi eleita a Capital Verde da Europa em 2020”, relembra.

Cinema

Mais Cinema

Patrocinados