Danny Loader: há 90 anos que um inglês não jogava pelo FC Porto

Pedro Jorge da Cunha , Estádio do Dragão, Porto
30 out 2021, 20:18
FC Porto-Boavista (Lusa/Manuel Fernando Araújo)

Norman Hall foi o último e deixou o futebol em... 1931

O FC Porto não tinha um inglês a jogar pela sua equipa principal desde o ano de 1931. Há 90 anos, portanto. O registo foi lembrado pelo Playmaker Stats e revela o quão especial foi a entrada em campo do menino de 21 anos nascido em Reading. 

Curiosamente, o FC Porto até teve enorme influência britânica nos seus primeiros anos de existência. Com o passar dos tempos essa ligação foi-se esfumando e o clube deixou de olhar para o mercado inglês. 

Antes de Danny Loader, Norman Hall. Foi ele o anterior inglês a vestir a camisola do FC Porto. Hall jogou de 1920 a 1931 nos dragões, fez 58 golos em 71 jogos e era empregado comercial antes de começar a vestir de azul e branco. Tinha 24 anos quando chegou à Cidade Invicta. 

No blog Estrelas do FCP pode ler-se que Norman Hall foi elevado a sócio honorário do FC Porto e viveu em Lisboa depois de deixar o futebol, devido a razões profissionais. Trabalhou na Embaixada dos Estados Unidos e ajudou a importar de Inglaterra as sementes que originaram o primeiro relvado das Antas, inaugurado em 1952. 

Conquistou um Campeonato de Portugal e sete Campeonatos do Porto pelo clube. 

O Maisfutebol contou a história de Danny Loader na manhã deste sábado: pode lê-la AQUI.

Relacionados

Patrocinados