Quatro casos suspeitos de hepatite aguda infantil em Portugal

4 mai 2022, 13:45

Crianças já estão todas recuperadas e os casos continuam a ser investigados pelas autoridades de saúde

A DGS recebeu, até esta quarta-feira, notificação de quatro casos suspeitos de hepatite aguda em crianças, que estiveram internadas em abril e já recuperaram.

Em comunicado, a Direção-Geral da Saúde informa que as quatro crianças, que têm entre sete meses e oito anos, "apresentaram um quadro clínico de hepatite aguda". Neste momento, estão a decorrer a "avaliação laboratorial complementar" e a "avaliação epidemiológica" destes casos suspeitos.

"As crianças tiveram sintomas em abril e estiveram internadas, mas nenhuma apresentou complicações graves, tendo recuperado do quadro clínico", informa a mesma fonte, que apenas indica que os quatro casos foram identificados nas regiões de saúde do Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo.

As autoridades de saúde portuguesas, em colaboração com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), estão ainda a investigar se há ligação entre estes casos, ou viagens a países com surtos desta doença.

Um dos casos com adenovírus

Nos vários testes efetuados a estas quatro crianças, constatou-se que uma delas testou positivo para adenovírus, que alguns especialistas acreditam poder estar na origem deste surto.

"Todos testaram negativo para hepatite A, B e C e SARS-CoV-2, aguardando-se ainda resultados para a hepatite E em duas situações", adianta o comunicado da DGS.

A DGA volta a recomendar "o reforço de medidas gerais de proteção individual, como a higiene das mãos, a etiqueta respiratória, o arejamento e ventilação dos espaços interiores ou a limpeza e desinfeção frequente de equipamentos e superfícies".

O que fazer se houver suspeitas

"Caso uma criança apresente sintomas respiratórios e gastrointestinais deverá evitar, como habitualmente, creches ou estabelecimentos de educação ou ensino", recomenda ainda a DGS.

Recorde-se que a Direção-Geral da Saúde criou uma task force de “acompanhamento e atualização” do surto mundial de hepatite aguda em crianças.

Relacionados

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados