Emergência aérea pela metade. Helis do INEM em Viseu e Évora vão parar a 1 de julho

20 jun 2025, 23:34
Adicione a CNN como fonte preferidaSiga-nos no Google News ?Saiba mais

INEM falhou tentativa de contratar mais dois aparelhos à última da hora

A partir de 1 de julho, o dispositivo de helicópteros de emergência médica vai ficar reduzido a metade, confirmou a CNN Portugal junto de fontes autorizadas do Estado. Só as bases de Macedo de Cavaleiros e Loulé ficarão ativas, passando as de Viseu e Évora a uma situação de inoperacionalidade por prazo indeterminado. Uma semana, para o terceiro aparelho, e duas, para ambos, são os prazos mais favoráveis na previsão das nossas fontes. 

O INEM tentou, numa consulta ao mercado com data de 6 de junho, com prazo de resposta a 11 de junho, evitar este resultado. Nesse documento, a que a CNN Portugal teve acesso, admitia precisar de helicópteros de recurso entre dois e quatro meses.  

Como a CNN Portugal antecipou em janeiro, este desfecho, ou até pior, era previsível, pelo facto de o concurso ter sido lançado tarde demais. Ainda por cima, decorreu de forma muito acidentada. Deveria ter ficado resolvido no ano passado, mas derrapou para finais de março de 2025, a escassos três meses do arranque das operações, com quatro helicópteros, previsto no caderno de encargos. O procedimento foi fértil em incidentes processuais e hesitações do próprio júri. 

Os juízes como justificação

A Gulf Med, empresa da ilha de Malta que ganhou o concurso público internacional, estava obrigada pelo caderno de encargos a disponibilizar quatro helicópteros, com a respetiva tripulação, a partir de 1 de julho.  

Na consulta ao mercado, o INEM justificou uma solução alternativa, pela via do ajuste direto, com a pendência do contrato no Tribunal de Contas, que ainda não visou o contrato.   

Para evitar buracos no dispositivo de emergência aérea, estava até disponível para contratar aeronaves que não cumprissem as condições exigidas no caderno de encargos do concurso público.  

O objetivo do INEM era claro: quatro helicópteros de emergência médica, desde que reunissem condições mínimas, a apresentar pelos operadores numa tabela elaborada para o efeito.  

A Gulf Med candidatou-se a esta consulta com dois helicópteros. Tentámos perceber as razões para responder a apenas metade das necessidades. O responsável da empresa maltesa, Simon Camilleri, não respondeu às nossas perguntas, como tem sido regras em múltiplas tentativas de contacto, desde março.  

"Gulf Med não está a cumprir obrigações"

A Avincis, empresa concessionária do serviço há mais de 20 anos, estranha por que “o novo operador não está, ele próprio, a disponibilizar ao INEM os quatro helicópteros com que venceu o concurso e que deveriam estar prontos a voar dentro de alguns dias”.  

O caderno de encargos previa penalizações de 183 mil euros, por dia, por cada base inoperacional. A Avincis comenta que qualquer falha no dispositivo “só se compreende se o novo operador não estiver a cumprir as obrigações a que se comprometeu no âmbito do concurso”.  

A Avincis respondeu ao INEM que só teria condições para manter o serviço com um novo contrato por dois anos, até porque, entretanto, perdeu uma dezena de pilotos para a concorrência.  

Também a Gesticopter, que impugnou o concurso público nos tribunais, expôs ao INEM que a consulta de última da hora não fazia sentido. “A minha constituinte agradeceu o convite, mas declinou-o, porque nunca, com menos de 5 a 6 meses de antecedência, seria possível montar uma nova operação neste tipo de missão”, expõe Nuno Pinto Coelho de Faria, representante legal da empresa.

Informação em todas as frentes, sem distrações? Navegue sem anúncios e aceda a benefícios exclusivos.
TORNE-SE PREMIUM

País

Mais País

Mais Lidas