Greve dos trabalhadores de terra do aeroporto de Heathrow por melhores salários

Agência Lusa , AM
18 nov 2022, 09:23
Aeroporto de Heathrow

Trabalhadores estão em greve porque a proposta de aumento salarial está muito aquém dos valores da inflação no Reino Unido o que pode provocar cortes nos salários

O pessoal de terra do aeroporto britânico de Heathrow cumpre uma greve de 72 horas, a partir de hoje, por melhorias salariais prevendo-se alterações nas ligações aéreas, incluindo dos voos da Tap Air Portugal.

Cerca de 350 trabalhadores, da companhia de serviços de aviação Menzies, participam na paralisação, que começou hoje às 04:00 (mesma hora em Lisboa), de acordo com o Unite, o sindicato do setor. 

Na sequência da greve, estão previstas alterações nos voos dos terminais 2, 3 e 4, pelo que o aeroporto pediu aos passageiros que verifiquem o estado das ligações aéreas antes de se dirigirem aos pontos de embarque. 

As companhias que podem vir a ser afetadas segundo o Unite são a Tap Air Portugal, Air Canada, American Airlines, Lufthansa, Swiss Air, Australian Airlines, Qantas, Egypt Air, Aer Lingus e Finnair. 

Os trabalhadores estão em greve porque a proposta de aumento salarial está muito aquém dos valores da inflação no Reino Unido (11,1%) o que pode provocar cortes nos salários, de acordo com o sindicato.

A secretária-geral da Unite, Sharon Graham, disse que os membros do sindicato "desempenham um trabalho importante no sentido de garantirem segurança aos aviões em Heathrow".

"A Menzies é uma companhia em boas condições e pode permitir bons aumentos nos pagamentos aos trabalhadores. É a cobiça que não é necessária que está a impedir que se façam ofertas justas em relação aos pagamentos". 

Outros trabalhadores de terra da empresa Dnata não vão aderir à greve porque aceitaram uma proposta de aumentos salariais.

Os funcionários da empresa de carga Menzies Cargo também não fazem greve porque ainda estão a decidir se aceitam a proposta de aumento, disse ainda o sindicato Unite.  

Europa

Mais Europa

Patrocinados