Paragem durou quase três horas
A Alaska Airlines anunciou a suspensão de todos os voos da companhia aérea nos Estados Unidos, devido a uma falha informática, três meses após um incidente semelhante.
"A Alaska Airlines está a passar por uma falha informática que afeta as suas operações. Uma interrupção temporária dos voos está em curso", escreveu a companhia aérea norte-americana, com sede em Seattle, numa mensagem publicada na rede social X, na quinta-feira, às 16:20 horas na costa oeste norte-americana (00:20 de hoje em Lisboa).
A interrupção também afeta a subsidiária Horizon Air, de acordo com a autoridade reguladora da aviação civil dos EUA (FAA).
Cerca de três horas depois, a companhia anunciou que estava a restabelecer as ligações.
"Continuamos a ter uma falha informática que afeta as nossas operações e que resultou no cancelamento de alguns dos nossos voos esta noite e até amanhã", afirmou a companhia aérea na sua última publicação no X.
An IT outage has affected our operations and has resulted in cancellations of some of our flights this evening and into tomorrow. We apologize for the inconvenience and ask that you check your flight status before heading to the airport. A flexible travel policy is in place to… https://t.co/zfmlZPAc8o
— Alaska Airlines (@AlaskaAir) October 24, 2025
Uma falha informática já tinha imobilizado a frota da companhia durante cerca de três horas em 20 de julho.
Em setembro de 2024, a Alaska Airlines também sofreu uma falha informática em Seattle, onde tem sede, provocando a paralisação dos aviões e atrasos nos voos.
A companhia aérea garantiu na altura que não se tratava de um ciberataque, mas sim de um problema de certificado que afetava vários sistemas.
Todos estes incidentes ocorrem também depois de uma porta - que fecha uma saída de emergência - de um Boeing 737 Max 9 recém-entregue se ter soltado durante um voo entre Portland (Oregon) e Ontário (Califórnia), em janeiro de 2024.
A Alaska Airlines é a quinta maior companhia aérea dos Estados Unidos desde a aquisição da Hawaiian Airlines, no ano passado.
As duas companhias dispõem de uma frota de mais de 360 aviões que servem cerca de 140 destinos, principalmente no oeste dos Estados Unidos e no arquipélago do Havai.