Harvey Weinstein diagnosticado com tipo raro de cancro

CNN , Elizabeth Wagmeister
22 out, 09:30
Harvey Weinstein (AP Photo)

Foi diagnosticado um cancro nos ossos a Harvey Weinstein, confirmou a CNN junto de uma fonte próxima do produtor que se encontra detido.

O diagnóstico específico de Weinstein é leucemia mieloide crónica, uma forma de cancro da medula óssea, diz a fonte, acrescentando que está a ser tratado em Rikers Island, em Nova Iorque.

A porta-voz de longa data de Weinstein, Juda Engelmayer, recusou-se a comentar o diagnóstico do produtor. O seu advogado, Arthur Aidala, não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da CNN.

O consultor penitenciário de Weinstein e representante legal autorizado de cuidados de saúde no estado de Nova Iorque, Craig Rothfeld, rejeitou a especulação sobre o diagnóstico de Weinstein.

“É preocupante e inaceitável que assuntos de saúde tão privados e confidenciais se tenham tornado num assunto de discussão pública. Por respeito à privacidade do senhor Weinstein, não faremos mais comentários”, disse Rothfeld à CNN num comunicado.

O diagnóstico foi noticiado inicialmente pela NBC News.

A leucemia mieloide crónica (LMC) é um tipo raro de cancro que se forma na medula óssea antes de se espalhar para o sangue. É um tipo de leucemia de crescimento lento que pode tornar-se aguda se não for tratada rapidamente com uma terapia específica, de acordo com a American Cancer Society.

Dado que a LMC não é tão comum como outras doenças do sangue, os cientistas demoraram anos a desenvolver, testar e racionalizar os tratamentos para o cancro, diz a sociedade.

Cerca de 15% a 30% das pessoas com LMC acabam por desenvolver leucemia mieloide aguda. A LMC também afeta tipicamente mais homens do que mulheres, diz a sociedade.

No mês passado, Weinstein foi submetido a uma cirurgia cardíaca de emergência. Na altura, o seu porta-voz disse à CNN que tinha sido levado de urgência para o Bellevue Hospital, em Nova Iorque, para ser operado e que tinha tido alta pouco tempo depois.

“Como já referimos anteriormente, o senhor Weinstein sofre de uma série de problemas de saúde significativos que necessitam de tratamento contínuo”, afirmaram os representantes de Weinstein em setembro.

Uma semana depois de ter recebido alta após uma cirurgia ao coração, Weinstein compareceu a uma audiência em tribunal onde se declarou inocente de uma acusação de ato sexual criminoso em primeiro grau, depois de ter sido acusado em mais um processo por um grande júri no início do mês.

No início deste ano, um tribunal de recurso anulou a condenação de Weinstein em 2020, que foi um ponto de viragem fundamental no movimento #MeToo. Está previsto que seja novamente julgado em Nova Iorque a 12 de novembro, embora os procuradores tenham decidido juntar os casos de Weinstein num único julgamento - uma medida a que a sua defesa se opôs fortemente.

Na segunda-feira, o porta-voz de Weinstein, Engelmayer, recusou-se a comentar se o seu próximo julgamento poderia ser afetado pelo seu diagnóstico de cancro.

Karina Tsui, da CNN, contribuiu para esta notícia

Artes

Mais Artes

Patrocinados