Um vídeo da antestreia do filme "Don't Worry Darling" deixou os fãs conspirar sobre uma... cuspidela. O caso ganhou uma dimensão tão grande nas redes sociais que já levou o representante do ator a esclarecer o assunto
"Don't Worry Darling" já estava envolto em polémica ainda antes da antestreia: desde que o filme foi anunciado, em 2020, que têm vindo a público vários problemas nos bastidores - incluindo uma troca de indiretas entre uma das protagonistas, Florence Pugh, e a realizadora, Olivia Wilde. Em causa, estará a forma como Olivia Wilde tem divulgado o filme e uma alegada discrepância entre o salário dos dois protagonistas, onde Harry Styles sai a ganhar (e quase o dobro).
A antestreia aconteceu finalmente esta segunda-feira no Festival de Veneza e, se tudo correu sem incidentes na passadeira vermelha, (se não contarmos com o facto de a realizadora e a atriz principal se terem evitado publicamente, e tendo esta última faltado à conferência de imprensa horas antes) já no anfiteatro as atenções viraram-se para outra dupla.
Um aparente incidente durante o visionamento do filme colocou as redes sociais a criar teorias sobre a relação entre Harry Styles e o ator Chris Pine (o James T. Kirk do filme "Star Trek" de 2009).
Chris Pine estava sentado ao lado de Olivia Wilde quando Harry Styles aparece e, enquanto se movimenta para ocupar a cadeira vaga ao seu lado, parece cuspir sobre o colega de elenco. Instantaneamente, o ator olha para baixo, para de aplaudir e respira fundo, para depois voltar a sorrir e recostar-se na cadeira.
O momento foi partilhado nas redes sociais - que já apelidaram o caso de "Spitgate" - tendo surgido, entretanto, vários vídeos que mostram o alegado incidente de todos os ângulos possíveis. O tema chegou a estar vários dias como "Assunto do Momento" no Twitter.
We have another angle, I repeat, we have another angle pic.twitter.com/6Rmo43t5vm
— Austin Butler’s Campaign Manager (@shelbyboring) September 6, 2022
Numa tentativa de acabar com a especulação dos fãs, o representante de Chris Pine divulgou um comunicado à revista People, a esclarecer que Harry Styles não cuspiu em Chris Pine.
"Esta é uma história ridícula - uma invenção completa e o resultado de uma estranha ilusão online que é claramente enganadora e permite especulações tolas", afirmou o porta-voz.
Embora o #SpitGate não passe de uma teoria da conspiração, a história provavelmente foi alimentada pelas sucessivas polémicas que ocorreram nos bastidores de Don't Worry Darling.
As polémicas nos bastidores
Segundo escreve a Forbes, os rumores giraram em torno da própria produção - onde se falou que o alegado romance entre Olivia Wilde e Harry Styles levou a tensão no estúdio de gravações, com Florence Pugh a evitar promover o filme nas redes sociais, gerando especulações de que Pugh e Wilde se tinham desentendido.
Paralelamente, ficou a saber-se que Harry Styles acabou por substituir Shia LaBeouf, que Olivia Wilde insinuou ter despedido devido à sua “energia combativa” e para manter a protagonista “segura” no estúdio. Uma afirmação contestada por LaBeouf, que insistiu que desistiu do filme por vontade própria.
A afirmação de LaBeouf foi logo apoiada por uma mensagem de vídeo - que rapidamente caiu nas redes sociais - que Wilde enviou a LaBeouf em 2020, na qual pede que o ator volte ao filme e parece referir-se com desdém a Pugh como “Miss Flo”.
Dois anos depois, as fotografias da antestreia levaram muitos fãs a acreditar que Florence Pugh e Olivia Wilde estavam propositadamente a manter a distância uma da outra, enquanto outros apontaram que Harry Styles também parecia estar a evitar a realizadora, o que resultou também em especulações de que os dois teriam terminado a relação.
O SpitGate provavelmente foi acelerado por todos estes episódios, com a imprensa internacional a apontar que os fãs ficaram com a impressão de que o elenco mal escondia a sua antipatia uns pelos outros.
Segundo relembra também o The Guardian, pouco antes do polémico Spitgate, um vídeo de Harry Styles e Chris Pine tornou-se viral nas redes sociais. Em causa está uma descrição confusa e quase incoerente do recente ator, enquanto Chris Pine fica inexpressivo ao lado dele.
“Sabe, a minha coisa favorita sobre o filme é que parece um filme”, disse Harry Styles. “Parece um tipo de filme, vocês sabem, de ir ao cinema", afirmou o cantor.
you can almost see the screams catching in his throat pic.twitter.com/AXtiPAd4zx
— anna (@romansgerri) September 5, 2022