Os sobrinhos descobriram novos contos de Harper Lee. Agora vão publicá-los

CNN , Issy Ronald
20 out, 20:56
Harper Lee

É um grande acontecimento literário

Durante grande parte da vida de Harper Lee, "To Kill a Mockingbird" ("Mataram a Cotovia", em português) permaneceu sozinha como a sua única grande obra - e foi o seu primeiro e aparentemente último romance, narrado por uma voz tão clara e coerente que parecia impossível ser o seu único trabalho.

Depois surgiu "Go Set a Watchman", publicado pouco antes da morte de Lee e, inicialmente, aclamado como uma sequela, mas posteriormente visto mais como um rascunho inicial da sua obra mais famosa do que como um novo romance independente.

“A coletânea intitula-se "The land of sweet forever" foto Hutchinson Heinemann

Por isso, quando oito contos de Lee foram descobertos no seu apartamento em Nova Iorque após a sua morte, marcou-se um importante marco. Aqui estava, finalmente, uma oportunidade de descobrir como a voz distinta de Lee foi sendo apurada nos anos que antecederam a escrita de "Mataram a Cotovia".

Esses contos serão publicados pela primeira vez numa coleção intitulada "The Land of Sweet Forever", acompanhada por uma introdução de Casey Cep, biógrafa de Lee.

Depois de desistir da Faculdade de Direito a um semestre de concluir o curso, Lee mudou-se para Nova Iorque para perseguir o seu sonho de toda a vida: tornar-se escritora.

Foi durante esse período que escreveu estas histórias — algumas contendo sementes das ideias que viria a expressar plenamente em "Mataram a Cotovia", outras retratando a vida em Nova Iorque, segundo um artigo publicado por Cep no Guardian.

“Eu sabia que havia histórias não publicadas, mas não fazia ideia de onde estavam os manuscritos dessas histórias”, explicou Edwin Lee Conner, sobrinho de Lee, à BBC.

Conner e a sua prima Molly Lee recordam a tia como uma “grande contadora de histórias”, que os encantava com narrativas inventadas inspiradas na autora britânica Daphne du Maurier.

“As histórias que ela me contava inventava-as, mas pareciam sempre começar com ‘Era uma noite escura e tempestuosa’… Parecia-me que se passavam sempre no pântano e ela levava-me para dentro da escuridão”, contou Molly Lee à BBC.

E, nesta coleção nova, ambos veem a tia ainda a encontrar a sua voz como escritora, embora já com vislumbres do seu potencial.

Conner descreve estas histórias como “histórias de aprendizagem”, que não são “a expressão mais completa do seu génio — e, no entanto, há génio nelas”.

Juntamente com estes primeiros esboços de contos, a coleção inclui também oito ensaios que Lee escreveu após a publicação de "Mataram a Cotovia", oferecendo uma visão sobre a escritora tanto antes como depois de ter concluído a obra que definiu a sua carreira.

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