Hamdan Ballal: o vencedor de um Óscar passou um dia detido na Cisjordânia - Israel diz que atirou pedras

25 mar, 13:06
Hamdan Ballal

Realizador palestiniano vencedor de um Óscar ferido em confronto com colonos israelitas e detido

O realizador do documentário "No Other Land", vencedor de um Óscar há menos de um mês, foi detido esta segunda-feira durante um confronto com colonos israelitas que tentavam roubar ovelhas a agricultores palestinianos na Cisjordânia ocupada, avança a Reuters. Enretanto, Hamdan Ballal já foi libertado.

Esta terça-feira, em comunicado, as Forças de Defesa de Israel (IDF) justificaram a detenção dizendo que Hamdan Bilal é suspeito de atirar pedras às forças de segurança.

"Ontem à noite, segunda-feira, vários terroristas atiraram pedras a cidadãos israelitas, danificando os seus veículos perto de Susya. Em seguida, um confronto violento eclodiu, envolvendo arremessos mútuos de pedras entre palestinianos e israelitas no local. As Forças de Defesa de Israel e da polícia israelita chegaram para dispersar o confronto e nessa altura vários terroristas começaram a atirar pedras às forças de segurança. Em resposta as forças prenderam três palestinianos suspeitos de atirar pedras contra as forças de defesa, bem como um civil israelita envolvido nesse violento confronto", lê-se no comunicado.

Segundo a Reuters, que cita Jihad Nawajaa, chefe do conselho local de Susiya, Hamdan Ballal estava presente numa reunião para o Iftar, o fim do jejum diário do Ramadão, na aldeia de Susiya, perto de Hebron, quando um grupo de colonos atacou a reunião.
 
“Dezenas de colonos atacaram a reunião durante o Iftar. Os jovens saíram para os impedir, e houve cerca de oito feridos do nosso lado”, afirmou Nawajaa à Reuters por telefone.
 
A polícia israelita prendeu três homens, incluindo Ballal, que ficou ferido durante o impasse. No comunicado, as IDF dizem que "um cidadão israelita ficou ferido no incidente e foi retirado para receber tratamento médico".

"Os detidos foram levados para interrogatório posterior pela polícia de Israel. Ao contrário das alegações, nenhum palestiniano foi detido dentro de uma ambulância", lê-se ainda na nota enviada às redações pela Embaixada de Israel.
 
“No Other Land”, um filme sobre a deslocação israelita de uma comunidade palestiniana, co-realizado por cineastas palestinianos e israelitas, ganhou o Óscar nos Prémios da Academia deste ano.

Médio Oriente

Mais Médio Oriente
IOL Footer MIN