Democrata Hakeem Jeffries é primeiro afro-americano líder de um partido no Congresso dos EUA

Agência Lusa , CF
30 nov 2022, 17:49
Hakeem Jeffries (Bill Clark/CQ-Roll Call, Inc via Getty Images)

Nova-iorquino de 52 anos sucede a Nancy Pelosi, que anunciou este mês a não recandidatura à liderança Democrata no Congresso norte-americano

Os Democratas da Câmara de Representantes norte-americana elegeram esta quarta-feira como líder o congressista Hakeem Jeffries, que sucede a Nancy Pelosi e torna-se no primeiro legislador afro-americano a liderar um grande partido no Congresso.

Após uma votação à porta fechada, mas unânime, Jeffries sucederá a Pelosi, presidente de longa data que anunciou este mês a não recandidatura à liderança Democrata no Congresso norte-americano.

Mostrando uma rara unidade partidária após algumas derrotas significativas nas eleições intercalares, em que os Republicanos conquistaram o controlo da câmara baixa do Congresso, os Democratas passaram assim de um líder histórico para outro, escolhendo o nova-iorquino de 52 anos.

A eleição de Jeffries representa uma importante mudança geracional dentro da liderança do partido, já que tanto Pelosi como os outros dois líderes anteriores, Steny Hoyer e Jim Clyburn, são octogenários.

E.U.A.

Mais E.U.A.

Mais Lidas

Patrocinados