Morreu Robbie Coltrane, o Hagrid nos filmes "Harry Potter"

14 out 2022, 18:00
O ator Robbie Coltrane: Hagrid dos filmes "Harry Potter" (GettyImages)

O ator tinha 72 anos

Morreu Robbie Coltrane, o ator que ficou conhecido pelo seu personagem Rubeus Hagrid nos filmes Harry Potte, anunciou a sua agente. Tinha 72 anos.

De acordo com a mesma fonte, o ator morreu num hospital perto da sua casa em Larbert, na Escócia, depois de lutar durante dois anos contra problemas de saúde. A causa da morte ainda não é conhecida.

Coltrane, que nasceu em Glasgow, no dia 30 de março de 1950, deu os primeiros passos da sua carreira no teatro e na comédia, mas foi na saga Harry Potter que o ator ficou conhecido mundialmente como Rubeus Hagrid, o gigante, que acompanhava o protagonista e seus amigos, Hermione Granger e Ron Weasley, nas suas aventuras em Hogwarts.

Em comunicado enviado à BBC, a sua agente, Belinda Wright, descreveu o artista escocês como um "talento único" e salientou que o seu personagem Hagrid "foi motivo de felicidade para crianças e adultos em todo o mundo". 

"Pessoalmente, vou lembrá-lo como um cliente fiel. Além de ser um ator incrível, era um homem inteligente, brilhantemente espirituoso e depois de 40 anos a trabalhar como sua agente, vou ter muitas saudades dele", lamentou. 

Robbie Coltrane deu vida ao gigante Hagrid, na saga Harry Potter (D.R.)
Rubeus Hagrid ao lado de Harry Potter, no filme Harry Potter e a Pedra Filosoal, de 2001 (D.R.)

Além de “Harry Potter”, Coltrane conquistou a televisão com o papel do psicólogo forense Dr. Eddie 'Fitz' Fitzgerald no drama “Cracker”, pelo qual ganhou três prémios BAFTA na categoria de Melhor Ator, só igualado por Michael Gambon. Os galardões nos BAFTA levaram Coltrane a abraçar papéis em dois filmes da saga “James Bond 007”, ao interpretar Valentin Zukovsky em “GoldenEye” e “O Mundo Não Chega”.

 

Artes

Mais Artes

Patrocinados