Zelensky planeia visitar Washington esta quarta-feira

CNN Portugal , MJC
20 dez 2022, 22:02
Volodymyr Zelensky visita Bakhmut (EPA/LUSA)

Presidente ucraniano irá discursar no Congresso e será recebido por Joe Biden na Casa Branca

Wahington está a preparar-se para receber o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky para uma sessão conjunta do Congresso esta quarta-feira, noticia a Axios. Zelensky irá também ser recebido na Casa Branca pelo presidente Joe Biden, acrescenta a CNN Internacional. Esta será a primeira visita de Volodymyr Zelensky ao estrangeiro desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro. 

Embora os pormenores ainda não tenham sido revelados, a Polícia do Capitólio dos EUA está a reforçar a segurança para a possível visita, disseram várias fontes à Axios. A viagem depende apenas de questões de segurança, segundo outra fonte.

Numa carta aos congressistas esta terça-feira, a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, pediu a “todos os membros que estivessem fisicamente presentes na sessão na noite de quarta-feira”, acrescentando que assistirão a um evento "muito especial para a democracia”.

Espera-se que Zelensky agradeça aos legisladores pelos milhões de dólares em ajuda que forneceram ao esforço de guerra ucraniano, mas também que argumente por que serão necessários ainda mais fundos.

Esta viagem ocorre quando os congressistas se preparam para votar um pacote de gastos de fim de ano, que inclui cerca de 45 mil milhões de dólares (cerca de 42 mil milhões de euros) em assistência de emergência à Ucrânia e quando os EUA se preparam para enviar mísseis terra-ar Patriot ao país para ajudar a evitar a invasão russa.

Esta medida, caso seja aprovada, será a maior injeção de assistência à Ucrânia pelos EUA e a garantia de que o financiamento possa fluir para o esforço de guerra nos próximos meses.

Zelensky tem-se dirigido quase diariamente a vários parlamentos e organizações internacionais remotamente, através de videoconferência. Já a sua mulher, Olena Zelenska, visitou várias capitais estrangeiras para angariar apoio para enfrentar a invasão russa.

A viagem aos Estados Unidos pode ocorrer um dia depois de Zelensky ter realizado uma visita de alto risco ao que considera ser o ponto mais quente da linha da frente de 1.300 quilómetros, a cidade de Bakhmut, na disputada província de Donetsk, na Ucrânia.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados