"Provem que estão connosco": o discurso de Zelensky no Parlamento Europeu até emocionou o tradutor

1 mar 2022, 12:37

Chefe de Estado ucraniano descreveu a "manhã muito trágica" vivida em Kharkiv, depois de o centro da cidade ter sido atingido por dois mísseis

Volodymyr Zelensky dirigiu-se ao Parlamento Europeu, que se reuniu esta terça-feira em Bruxelas para debater a ajuda económica à Ucrânia, pedindo à União Europeia que prove que está com o seu país.

"Sem vocês a Ucrânia ficará sozinha. Provámos a nossa força, provámos que somos como vocês, por isso provem que estão connosco, provem que são, de facto, europeus, e a vida vencerá a morte e a luz vencerá as trevas", pediu o presidente ucraniano, que interveio por videoconferência numa sessão plenária extraordinária do Parlamento Europeu.

 

Antes de passar a palavra a Zelensky, a presidente do Parlamento Europeu garantiu que a Europa estava do lado da Ucrânia.

"Estamos juntos agora e estaremos juntos no futuro, porque estamos com a Ucrânia", afirmou Roberta Metsola, que foi aplaudida de pé, numa altura em que Kiev já formalizou o pedido de adesão à União Europeia.

O presidente ucraniano disse que ficou "muito feliz" com o que ouviu, "por sentir a união de todos os países da UE", mas "não sabia que era este o preço a pagar" por defender a liberdade.

Um preço, acrescentou, "muito elevado". "Centenas de pessoas morreram", sublinhou, lembrando os eurodeputados que para "alguns ucranianos este dia é o último".

Zelensky lembrou a Europa que a Ucrânia já foi alvo de "cinco dias de invasão em larga escala". "Lidamos com a realidade, a morte de pessoas. Estamos a entregar vidas por direitos, para sermos livres. Os ucranianos são incríveis e vamos vencer", defendeu.

O chefe de Estado ucraniano descreveu ainda a "manhã muito trágica" vivida em Kharkiv, depois de o centro da cidade ter sido atingido por dois mísseis.

"Há muitos russos nesta cidade e nunca houve problemas. É uma cidade com mais de 20 universidades, é a cidade com mais universidades do país, com a maior praça do nosso país. Imaginem o que é dois mísseis de cruzeiro atingirem esta Praça da Liberdade, é este o preço da liberdade", contou.

O presidente ucraniano disse que, a partir de agora, cada praça do país vai chamar-se "Praça da Liberdade".

"Somos ucranianos, ninguém nos vencerá, queremos estar vivos para ver os nossos filhos", disse, lembrando que enquanto isso Putin afirma que está a realizar "operações militares".

"Estamos a lutar pela sobrevivência, estamos a lutar para ser membros da Europa, acredito que hoje estamos a mostrar que é isso que somos."

O tradutor para inglês do Parlamento Europeu emocionou-se durante o discurso do presidente ucraniano, tendo-lhe faltado por mais que uma vez as palavras, embargada que se notava a sua voz.

Um desse momentos foi quando Volodymyr Zelensky dizia que a Ucrânia "estava a lutar pela sua liberdade", desejando "poder ver os seus filhos vivos".

Europa

Mais Europa

Patrocinados