Um morto, vários drones e aeroportos encerrados. Ucrânia lançou grande ataque a solo russo durante a madrugada

10 set, 09:02
Ataque com drone em Moscovo (AP)

Moscovo foi um dos alvos, o que obrigou mesmo ao encerramento dos dois principais aeroportos

Uma mulher morreu e várias pessoas ficaram feridas depois de um grande ataque ucraniano em solo russo, e que envolveu o lançamento de vários drones durante a madrugada, grande parte deles dirigidos à capital, Moscovo.

Foi lá que as autoridades confirmaram as vítimas, nomeadamente depois de um edifício residencial ter sido gravemente danificado no distrito de Ramenskoye, sendo que um centro de produção de combustível também foi atacado em Tula.

A dimensão do ataque obrigou mesmo as autoridades de Moscovo a suspenderem todas as operações nos aeroportos de Vnukovo e Domodedovo, os principais da capital russa.

Em paralelo, as autoridades russas também confirmaram vários ataques com drones na região fronteiriça de Bryansk e na região de Lipetsk, ambas a centenas de quilómetros de Moscovo, o que confirma um ataque em larga escala da Ucrânia.

Ao todo, e de acordo com as autoridades russas, foram intercetados no território 144 drones, dos quais 20 sobrevoaram os céus de Moscovo.

De acordo com as contabilizações do ministério russo da Defesa, 72 drones atingiram Bryansk, 20 Moscovo, 14 Kursk, 13 Tula, 8 Belgorod, 7 Kaluga, 5 Voronezh, 4 Lipetsk e 1 Oryol.

O caso já levou o Comité de Investigação da Rússia a abrir um caso criminal por terrorismo. “Em conexão com o ataque maciço com drones das Forças Armadas ucranianas no território central da Rússia, incluindo em Moscovo, foi aberto um caso criminal por atos terroristas”, pode ler-se na nota das autoridades.

Europa

Mais Europa

Patrocinados