Ucrânia perde cidade-chave e Donbass está praticamente todo controlado pela Rússia

25 jun 2022, 16:14

Severodonetsk era uma das grandes bases operacionais da Ucrânia na região

A cidade de Severodonetsk está agora “completamente sob controlo russo”, indicaram as autoridades daquela administração militar. Após meses de violentas batalhas, este bastião da Ucrânia na região de Lugansk caiu para o lado da Rússia.

“[Os russos] nomearam um comandante. Mas a cidade está tão destruída que vai ser difícil para as pessoas lidarem com a situação”, afirmou Oleksandr Striuk, autarca da cidade, citado pela CNN.

Entretanto, e segundo a agência Interfax, o Ministério da Defesa da Rússia já confirmou que as tropas russas se estabeleceram de forma total no território.

"Como resultado das operações ofensivas bem-sucedidas, unidades da milícia da República Popular de Donetsk, com o apoio de tropas russas, libertaram completamente as cidades de Severodonetsk e Borivske", afirmou o porta-voz daquele ministério, Igor Konashenkov.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky falou sobre a queda de Severodonetsk, afirmando que o país vai conseguir "reconquistar" as cidades perdidas, incluindo Donetsk e Lugansk, há muito dominadas pelos russos.

As autoridades militares da região acrescentaram que ordenaram a retirada das últimas tropas da região ainda na sexta-feira, uma vez que se tornou impossível defender as posições que tinham. Como consequência, e tal como já se verifica em Donetsk, a região de Lugansk está praticamente toda sob controlo da Rússia, que assim está prestes a dominar 100% do Donbass, onde ficam aquelas duas regiões separatistas.

Severodonetsk era uma das grandes bases ucranianas na zona, mas a situação tornou-se insustentável, como confirmou o principal comandante militar da região: “O número de mortos podia crescer todos os dias”, referiu Serhiy Hayday, que deixou ainda outra preocupação relativa à fuga da população.

“Não existe possibilidade de deixar a cidade, as pessoas só podem tentar fugir na direção do território ocupado. Vamos facilitar a evacuação, mas até agora não existe oportunidade”, confirmou Oleksandr Striuk.

Grande parte dos civis estão escondidos na fábrica de químicos Azot, local que, segundo a Rússia, as forças ucranianas estão a bombardear na tentativa de impedir a saída de civis, o que obrigou mesmo a Rússia a suspender a evacuação.

Em entrevista à agência Reuters, o chefe dos Serviços Secretos daquela região referiu que a defesa de Lugansk se fará agora a partir de Lysychansk, onde decorrem violentos combates nas ruas. Segundo Kyrylo Budanov, por ser mais elevado, aquele é o local certo para ganhar uma vantagem tática sobre as tropas russas.

Europa

Mais Europa

Patrocinados