Stoltenberg apela para se dar a Kiev "o que é preciso para ganhar"

Agência Lusa , MM
18 fev 2023, 12:07
Jens Stoltenberg (EPA/OLIVIER HOSLET)

Secretário-geral da NATO discursa este sábado na Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, vai apelar este sábado, na Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, para que se dê à Ucrânia "o que é preciso para ganhar" a guerra com a Rússia, segundo o seu discurso.

"Nós devemos dar à Ucrânia o que é preciso para ganhar e subsistir como nação independente e soberana na Europa", pode ler-se no texto do discurso que o responsável fará na Conferência de Segurança de Munique, e que foi transmitido hoje à agência France-Presse (AFP).

O Presidente russo, Vladimir Putin, "não planifica a paz, planifica mais guerra", refere Stoltenberg no seu discurso, numa altura em que a NATO teme uma vasta ofensiva das forças russas.

Segundo Stoltenberg, não há "nenhuma indicação demonstrando que ele [Vladimir Putin] mudou as suas ambições", já que a Rússia mobiliza "centenas de milhares de tropas" e procura "mais armas junto de países autoritários como o Irão e a Coreia do Norte".

Na sexta-feira, o Presidente francês, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, Olaf Scholz, pediram uma intensificação da ajuda dos aliados ocidentais a Kiev, nomeadamente militar, enquanto não é visível nenhum sinal de apaziguamento na frente de combate no leste da Ucrânia.

"Hoje, muito claramente, não é tempo de diálogo", reconheceu Macron, que tem vindo a tentar conservar canais de comunicação com Vladimir Putin, por vezes atraindo fortes críticas de outros países europeus.

Europa

Mais Europa

Patrocinados