Sondagem: Maioria dos portugueses considera que Portugal fez bem em acompanhar as sanções à Rússia mesmo que tenha de pagar mais pelos combustíveis

5 mai 2022, 20:14
Combustíveis. Foto: Horacio Villalobos/Corbis via Getty Images

A subida generalizada dos preços em Portugal já se faz sentir nos bolsos dos portugueses, nomeadamente a subida nos combustíveis. A guerra na Ucrânia e as sanções aplicadas à Rússia deram um empurrão, e a maior parte dos portugueses considera que Portugal fez bem em juntar-se às medidas tomadas contra o regime de Moscovo

84% dos portugueses consideram que Portugal fez bem ou muito bem em acompanhar a União Europeia nas sanções à Rússia, mesmo que isso implique pagar combustíveis muito mais altos. A conclusão é de uma sondagem da Pitagórica para o Automóvel Clube de Portugal.

Já quando questionados sobre se o governo se tem empenhado no controlo do aumento do preço dos combustíveis, os inquiridos veem pouco ou nenhum empenho por  parte do executivo: apenas 7% consideram que o governo se tem empenhado muito ou totalmente no controlo do aumento do preço dos combustíveis, enquanto que 56% responderam que se tem empenhado pouco ou nada.

O governo desceu o imposto sobre os produtos petrolíferos, para atingir um efeito semelhante a uma descida do IVA de 23% para 13%. Se o imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP) não tivesse descido, os preços de venda ao público custariam hoje mais cerca de 20 cêntimos por litro.

E qual é o peso dos impostos no preço dos combustíveis? A mesma sondagem indica que mais de metade não sabe ou não responde à pergunta sobre a percentagem de impostos num litro de gasolina e de gasóleo.

Na verdade, com a última descida do ISP, o peso dos impostos no litro de combustível acabou por baixar também. No dia 2 de maio, já depois do desconto extra aplicado pelo Governo, um litro de gasolina custava, em média, 1,878€, dos quais cerca de 50% correspondiam a impostos (IVA + ISP), revelam dados da Associação Portuguesa De Empresas Petroliferas (Apetro). Em relação ao gasóleo rodoviário, o preço média de venda ao público era de 1,849€/litro, dos quais cerca de 42% vão diretamente para o Estado.

Economia

Mais Economia

Patrocinados