Soldados sírios alistam-se para lutar do lado russo. E por menos de 300 euros

13 mar 2022, 18:52
Combatentes do Exército Livre da Síria em confronto perto de Idlib, em 2012. (AP Photo/Khalil Hamra)

A Rússia está a pagar menos de 300 euros a sírios com experiência militar para lutarem contra a Ucrânia

A Rússia, que entrou na guerra civil da Síria em 2015, tem vindo a recrutar combatentes sírios com experiência militar. O objetivo é tomar Kiev e derrubar o governo ucraniano, numa potencial escalada do conflito que dura há 18 dias. A informação foi avançada por quatro oficiais norte-americanos. 

De acordo com o The Wall Street Journal, que cita uma publicação sediada em Deir Ezzor, uma das maiores cidades da Síria, os sírios recrutados estão a ser pagos para combater em território ucraniano. A Rússia terá oferecido entre 200 a 300 dólares (cerca de 184 a 274 euros) a cada por seis meses de apoio militar, sendo que, não é claro se farão mais do que operar como guardas, diz o jornal norte-americano.

Para já, destaca o The Independent, não é conhecido o número de soldados sírios que se juntaram e se vão juntar ao exército russo. Mas são mais de 150 mil os soldados à disposição de Vladirmir Putin.

Moscovo entrou na guerra civil síria em 2015 ao lado do regime do presidente Bashar al-Assad. Há mais de uma década que o país é palco de combates urbanos.
 

Europa

Mais Europa

Patrocinados