Sanções à Rússia levaram ao congelamento de apenas uma conta bancária em Portugal

Agência Lusa , CE
18 mar 2022, 12:28
Dinheiro (Getty Images)

A invasão russa à Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro, desencadeou uma série de sanções por parte de vários países à Rússia

Da lista da União Europeia (UE) com cerca de 700 entidades e pessoas alvos de sanções resultou o congelamento de apenas uma conta bancária, em Portugal, de uma pessoa, com 242 euros, disse esta sexta-feira fonte da banca à Lusa.

A invasão russa à Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro, desencadeou uma série de sanções por parte de vários países à Rússia, da União Europeia aos Estados Unidos.

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano disse, esta sexta-feira, que já estava a ser preparado um quinto pacote de sanções.

O Conselho da União Europeia adotou na terça-feira, formalmente, o quarto pacote de sanções económicas e individuais à Rússia que inclui medidas restritivas ao oligarca multimilionário Roman Abramovich, com passaporte português.

Em concreto, este quarto pacote inclui sanções a “importantes oligarcas, lobistas e propagandistas empurrando a narrativa do Kremlin [regime russo] sobre a situação na Ucrânia, bem como empresas estratégicas nos setores da aviação, militar e de dupla utilização, construção naval e construção de máquinas”.

Abrange, também, proibições a transações com certas empresas estatais russas, a prestação de serviços de notação de crédito a qualquer pessoa ou entidade russa e a novos investimentos no setor energético russo.

Ao mesmo tempo, são introduzidas mais restrições comerciais relativas ao ferro e ao aço, bem como aos produtos de luxo, e é alargada a lista de pessoas ligadas à base industrial e de defesa da Rússia às quais são impostas restrições mais rigorosas à exportação de bens.

 

 

Economia

Mais Economia

Mais Lidas

Patrocinados