Rússia retira crianças de zonas fronteiriças após intensificação dos ataques em Belgorod

31 mai 2023, 15:15
Ataques em Belgorod (fonte Telegram Vyacheslav Gladkov)

Região voltou a ser alvo de um ataque na madrugada desta quarta-feira. No dia anterior, tinha sido a capital, Moscovo, a ser atacada por drones

A Rússia começou, esta quarta-feira, a retirar crianças de algumas zonas que fazem fronteira com a Ucrânia, perante a intensificação dos bombardeamentos na região de Belgorod. A situação foi mesmo classificada como “alarmante” pelo Kremlin, como avança a agência AFP.

Nos últimos dias, a Rússia tem sido alvo de vários ataques. Os casos mais significativos foram a incursão sem precedentes de uma ofensiva paramilitar anti-Putin, na semana passada, no sul de Belgorod, e o ataque com drones em Moscovo, registado na terça-feira.

“Estamos a começar hoje a retirada de crianças dos distritos de Shebekino e Graivoron”, anunciou o governador regional Vyacheslav Gladkov no Telegram, referindo-se às duas áreas da fronteira que foram mais afetadas pelos ataques.

Gladkov detalhou ainda que 300 crianças já foram retiradas e que serão recolocadas em Voronezh, uma cidade a mais de 250 quilómetros da fronteira com a Ucrânia.

Vyacheslav Gladkov diz que a situação “está a piorar” em Shebekino e que esta zona foi atingida por um míssil durante a madrugada desta quarta-feira.

O governador regional partilhou ainda um conjunto de imagens da região, onde se pode ver vários carros queimados e um míssil incrustado no alcatrão de uma estrada.

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados