Russos apresentam nova proposta de paz apesar de "a dinâmica de trabalho no lado ucraniano deixar muito a desejar": "É um circo"

Agência Lusa , MJC
20 abr 2022, 15:58
Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin (AP)

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov indicou que "o documento contém "formulações absolutamente claras e desenvolvidas. A bola está no seu campo (da Ucrânia), esperamos por uma reposta".

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse esta quarta-feira que a Rússia apresentou à Ucrânia uma proposta de acordo que explicita os seus pedidos no âmbito das conversações de paz e que aguarda a resposta de Kiev. Em conferência de imprensa, Peskov indicou que "o documento contém formulações absolutamente claras e desenvolvidas". "Esperamos por uma reposta."

O porta-voz da presidência russa não forneceu mais detalhes nem especificou qualquer prazo para esta resposta, tendo responsabilizado a Ucrânia pelo lento progresso nas negociações e criticado Kiev por alegadamente se desviar constantemente de acordos previamente confirmados. "A dinâmica de trabalho no lado ucraniano deixa muito a desejar, os ucranianos não demonstram uma grande inclinação para intensificar o processo negocial."

Peskov recordou as declarações do presidente russo, Vladimir Putin, quando assinalou que Kiev altera constantemente os acordos previamente discutidos e se afasta das suas próprias propostas. "Naturalmente isso prejudica a efetividade das conversações."

Ainda esta quarta-feira, a porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, afirmou em declarações à televisão estatal que a Rússia "há muito que não tem confiança nessas pessoas", numa referência à equipa negocial ucraniana. Zakharova falou sobre o que definiu como "um circo em sentido figurado e direto por parte do regime de Kiev: que vêm, que não vêm, que participam, que não participam... Estamos preparados para isso em Moscovo? Claro que sim".

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados