Rússia diz que já controla zonas residenciais de Severodonetsk. Mas há uma zona estratégica que a resistência ucraniana ainda domina

CNN Portugal , DCT
7 jun 2022, 14:03
Um carro fortemente danificado é visto numa rua após um ataque russo em Severodonetsk, na região de Luhansk. (AP Photo/Leo Correa)

Forças ucranianas, mesmo admitindo dificuldades, têm conseguido manter o controlo de uma das áreas estratégias que os russos pretendem dominar: a zona industrial

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse esta terça-feira que as tropas de Moscovo tomaram o controlo total das áreas residenciais de Severodonetsk, uma cidade importante no leste da Ucrânia e centro da guerra há já alguns dias.

Segundo o The Guardian, Oleksandr Stryuk, chefe da administração militar de Severodonetsk, não confirmou o controlo por parte dos russos, mas reconheceu que a situação na cidade continua muito difícil, sobretudo pela diferença numérica a nível de militares.

De acordo com a AFP, as tropas russas lutam ainda por conseguir dominar outras áreas de Severodonetsk, incluindo a “zona industrial e os povoamentos mais próximos” da cidade.

O controlo total tem, para já, falhado, graças à resistência das forças ucranianas. O controlo do centro industrial, tido como zona estratégica, é um dos objetivos dos russos para conquistar uma vasta faixa do leste da Ucrânia, diz a agência.

De acordo com uma atualização diária do relatório de inteligência britânico, publicado hoje no Twitter, as forças ucranianas recapturaram partes de Severodonetsk no fim de semana, mas as forças russas irão provavelmente continuar a ocupar os distritos do leste da cidade.

Severodonetsk tem sido palco de intensos combates, com a Rússia a usar artilharia, aeronaves e helicópteros na região, segundo as Forças Armadas da Ucrânia, citadas pela CNN Internacional.

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky reconhece a superioridade do exército russo na região do Donbass, no leste da Ucrânia, mas também garante que os soldados ucranianos não vão desistir, nomeadamente de Severodonetsk, que diz que é uma cidade morta.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados