Rússia bloqueia rede social Facebook

4 mar 2022, 18:16
Facebook

Regulador do país alega que a empresa discriminou negativamente os meios de comunicação estatais russos

A Rússia decidiu bloquear a rede social Facebook. A decisão foi do Serviço Federal de Supervisão de Comunicações, Tecnologias de Informação e Meios de Comunicação de Massa, ou Roskomnadzor, o regulador do país, que tomou a medida em resposta a "restrições de acesso aos media russos na plataforma".

O Roskomnadzor alega que registou 26 casos de discriminação contra os media russos por parte do Facebook desde outubro de 2020, entre eles a limitação do acesso a canais estatais como o RT e a agências de notícias como a RIA.

Nick Clegg, vice-presidente para assuntos e comunicações globais da Meta, empresa-mãe, já reagiu na sua conta de Twitter ao bloqueio russo.

"Em breve, milhões de cidadãos russos comuns vão-se ver privados de informações fidedignas, privados de contactar com a família e silenciados", escreveu.

A gigante das redes sociais tinha anunciado esta semana a limitação do acesso aos canais RT e Sputnik na União Europeia, assim como a despromoção de conteúdos das páginas de Facebook e Instagram dos meios de comunicação estatais russos.

Europa

Mais Europa

Patrocinados