As tropas russas têm vindo a conquistar várias cidades nesta zona da Ucrânia, o que lhes permite ficar mais perto de um ponto estratégico
A Rússia reivindicou o controlo de mais uma aldeia da região de Donetsk, no leste da Ucrânia. Em causa está, desta vez, Novoselivka Persha, de acordo com o ministério da Defesa russo.
A aldeia, agora nas mãos das forças russas, fica a apenas 10 quilómetros de Avdiivka, que foi tomada pelo adversário em fevereiro. Esta, juntamente com Bakhmut, é uma região estratégica. As tropas russas têm vindo a conquistar várias aldeias nesta zona, com o objetivo de chegar mais perto de um dos novos pontos essenciais da defesa do Donbass: a cidade de Chasiv Yar.
“Adivinham-se combates muito violentos e muito sangrentos, à semelhança daquilo que se passou em Avdiivka e Bakhmut. Os russos já tentaram alguns ataques frontais e foram completamente dizimados, agora vão tentar um ataque em tenaz. No entanto, a Ucrânia vai defender com tudo porque sabe bem a importância de Chasiv Yar, a queda desta cidade pode abrir as portas para a conquista russa da região do Donbass”, disse o major-general Isidro de Morais Pereira, numa entrevista anterior.
Em março, vários veículos militares ucranianos já tinham sido vistos nas redondezas da aldeia agora tomada, num momento em que os combates entre as tropas ucranianas e as forças russas se intensificavam no leste da região de Donetsk. Houve também registo de um incêndio na sequência de um bombardeamento nos campos próximos de Novoselivka Persha, enquanto se travavam combates no campo de batalha de Semenivka, perto de Avdiivka.
Ainda no terreno, as forças de defesa aérea da Ucrânia afirmaram este domingo ter abatido cinco drones Shahed durante a noite. "Cinco UAV Shahed-131/136 foram abatidos por grupos de tiro das Forças de Defesa da Ucrânia e unidades de guerra eletrónica da Força Aérea nas regiões de Kherson, Dnipro, Kirovohrad e Zaporizhzhia", escreveu o comandante da Força Aérea ucraniana, no Telegram.
Mykola Oleshchuk acrescentou que a Rússia atacou Kharkiv com dois mísseis guiados antiaéreos S-300 durante a noite de sábado, bem como Poltava com dois mísseis guiados Kh-59 a partir do espaço aéreo da região de Kursk.