Fica na Polónia e pertence aos EUA
A Rússia apontou esta quinta-feira uma base de defesa antimísseis situada na Polónia como "mais uma provocação desestabilizadora dos Estados Unidos e dos seus aliados da NATO" e avisou que a infraestrutura está na mira das Forças Armadas russas.
A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, afirmou em conferência de imprensa que, "dada a natureza do nível de ameaça das instalações militares ocidentais, a base de defesa antimísseis de Redzikowo, na Polónia, há muito que foi incluída na lista de alvos prioritários para possível destruição”.
De acordo com a porta-voz russa, a base militar norte-americana, que o presidente polaco Andrzej Duda inaugurou oficialmente no dia 13 de novembro, “enquadra-se na prática destrutiva de longa data de aproximar as infraestruturas militares da NATO das fronteiras da Rússia”.
“Isto leva naturalmente a um aumento dos riscos estratégicos e, consequentemente, a um aumento do nível global de risco nuclear”, afirma Maria Zakharova.
A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Polónia já veio esta quinta-feira desmentir a existência de armas nucleares na nova base norte-americana na Polónia. A representante explicou que a finalidade da base é a defesa e não o ataque.
“As ameaças da Rússia relativamente à base de mísseis dos EUA na Polónia servem de argumento para reforçar as defesas aéreas da Polónia e da NATO”, afirmou.