Rússia anuncia cessar-fogo para a manhã desta quarta-feira

8 mar 2022, 20:25
Guerra na Ucrânia: Kharkiv (créditos: State Emergency Service of Ukraine / Handout / Anadolu Agency via Getty Images)

A informação acerca dos corredores humanitários ainda deverá ser enviada esta noite à vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk

A Rússia anunciou que vai criar um cessar-fogo durante a manhã desta quarta-feira para abrir caminho para a evacuação de várias cidades, de acordo com a AFP. Em causa estão as cidades de Kiev, Chernihiv, Sumy, Kharkiv e Mariupol.

De acordo com uma fonte oficial russa citada pela agência TASS, a informação acerca dos corredores humanitários ainda deverá ser enviada esta noite à vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk

Esta não é a primeira vez que este acordo surge entre a diplomacia russa e ucraniana, no entanto o lado ucraniano tem acusado o exército russo de violar constantemente o acordo, com bombardeamentos a colunas de civis. 

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 406 mortos e mais de 800 feridos entre a população civil e provocou a fuga de mais de dois milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Europa

Mais Europa

Patrocinados