Rússia acusada de sabotar acesso a água em Mykolaiv

CNN Portugal , DCT
25 out 2022, 13:03
Água em Mykolaiv

Apenas dois meses depois de ter invadido a Ucrânia, os russos terão destruído a canalização que leva água potável à cidade

As suspeitas chegaram logo em abril, quando os habitantes de Mykolaiv, já sob o domínio das tropas russas, ficaram sem acesso a água potável. Seis meses depois, imagens de drone vêm confirmar que a Rússia terá destruído deliberadamente a tubagem que leva água à cidade.

A notícia é avançada pela BBC, que numa investigação própria analisou as imagens obtidas através de drones e recolheu depoimentos das autoridades locais, que corroboram a teoria que já tinha surgido na imprensa ucraniana, aquando a divulgação de imagens de canos destruídos logo em abril.

Essas mesmas imagens publicadas pela imprensa local foram agora analisadas e comparadas com as obtidas por drone, que confirmam que a rede de distribuição danificada está em Mykolaiv e que lá se encontravam tanques russos nas proximidades. Além disso, foi ainda possível perceber que a tubagem foi destruída no seu ponto mais frágil, que é quando o tubo está mais próximo da superfície.

 

Tubagem destruída em Mykolaiv (reprodução: Korabelov.info)

Mas não são apenas estas imagens que confirmam a ação russa. Dmytro Buriti, governador exilado na região de Kherson em abril, revela que, à data, houve uma tentativa de “negociações” com os russos para que a tubagem fosse reparada, mas as tropas da Rússia não permitiram que tal acontecesse.

Para dar força à sua teoria, a BBC analisou ainda, junto de especialistas militares, a origem da destruição do cano e os entrevistados dizem que é muito improvável que tais danos tenham sido causados como consequência de um ataque indireto, reforçando que se tratou de uma ação deliberada. Deste modo, é rejeitada a hipótese de que a tubagem tenha ficado danificada por conta de mísseis, mas sim pela colocação de uma carga explosiva diretamente em cima do cano, no seu ponto mais vulnerável.

Europa

Mais Europa

Patrocinados