Quase 300 pessoas enterradas em valas comuns em Bucha

Agência Lusa , HCL
2 abr 2022, 18:30

Autarca da cidade, que avançou a informação, afirma que era impossível enterrar as vítimas da guerra nos cemitérios municipais

Cerca de 300 pessoas foram enterradas "em valas comuns" em Bucha, uma cidade perto de Kiev que tem sido palco de violentos combates e que foi recuperada pelos soldados ucranianos aos russos, revelou hoje o presidente do município.

Em Bucha, já enterrámos 280 pessoas em valas comuns" porque era impossível fazê-lo nos três cemitérios do município, todos eles ao alcance dos militares russos, disse Anatoly Fedoruk à agência AFP, por telefone.

Localizada a cerca de 25 quilómetros de Kiev, Bucha foi recentemente recuperada pelos soldados ucranianos às forças russas.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.325 civis, incluindo 120 crianças, e feriu 2.017, entre os quais 168 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 4,1 milhões de refugiados em países vizinhos e cerca de 6,5 milhões de deslocados internos.

A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Europa

Mais Europa

Patrocinados